Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os autores declararam a inexistência de conflitos de interesse e cumprimento das orientações disponíveis nas Diretrizes Éticas.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • O texto está em espaço 1,5; fonte Arial 12; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); Todas as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto principal. As figuras também devem ser enviadas como documentos suplementares. As tabelas devem estar em formato de texto e não em formato de imagem dentro do manuscrito.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo principal e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. Ao menos um dos autores possui título de mestrado.
  • A folha de rosto anexada obedece ao modelo fornecido pela Revista.
  • Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
  • Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
  • A RFO-POA poderá solicitar, se necessário, que os autores efetuem revisão do texto com profissional habilitado e que forneça certificação.

Diretrizes para Autores

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre (RFO-POA) destina-se à publicação de comunicações breves, trabalhos de pesquisa (básica e aplicada), relatos de casos clínicos e revisões de literatura (simples, integrativas ou sistemáticas) com ou sem meta-análises. Os artigos devem ser inéditos, redigidos em português ou inglês e destinar-se exclusivamente à RFO-POA, não devendo ser apresentados, simultaneamente, a outro periódico. Para submissão, pelo menos 1 dos autores deve possuir título de mestrado. Não serão aceitos manuscritos que tenham sido previamente depositados em um servidor de preprint. A revista não requer taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

ASPECTOS ÉTICOS

Autoria

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre adota às recomendações do International Committee of Medical Journal Editor (ICMJE) em relação à definição de autoria. Adota também a identificação de responsabilidade do autor pelo conteúdo e integridade da pesquisa, conforme Declaração de Singapura.

Conflito de interesses

Os autores devem declarar a inexistência de conflitos de interesse na submissão do trabalho. Os revisores devem mencionar a existência de tais conflitos ao receber a solicitação de revisão, declinando de realizá-la.

Aprovação por comitê de ética

Estudos que envolvam seres humanos deverão estar de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e/ou com a Declaração de Helsinki, devendo constar no texto a aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com respectivo número de aprovação (número do parecer ou CAAE). Estudos que envolvam experimentos com animais devem mencionar no texto a aprovação (número do parecer ou CAAE) pelo Comitê de Ética da instituição do autor ou Comitê de Ética da instituição onde os animais foram obtidos e os experimentos realizados. Além disso, no site da Revista, na submissão de relatos de caso ou de artigos originais que envolvam seres humanos ou animais é OBRIGATÓRIO o envio como documento suplementar do parecer de aprovação do Comitê de Ética. Submissões que não apresentarem a documentação descrita serão imediatamente rejeitadas antes da revisão por pares.

Política antiplágio

Os manuscritos passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios, anteriormente ao envio para a avaliação às cegas. A Revista repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho, realizando as citações conforme as Diretrizes para Autores. Na hipótese de verificação de plágio, o trabalho científico será imediatamente rejeitado.

Infrações éticas

Em caso de infrações éticas - publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria, conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista, entre outras - quaisquer membros da comunidade acadêmica ou público em geral podem realizar denúncia através do e-mail: revistaodonto@ufrgs.br. A revista segue os diagramas de fluxo do COPE para identificação e orientação sobre más condutas. Eventualmente se houver contestação da decisão adotada, constitui-se um comitê de membros do corpo editorial e externos ao periódico para análise.

Correções e retratação

Em caso de correções e retração são adotadas as recomendações do ICMJE.

 

DIRETRIZES E GUIAS INTERNACIONAIS

Consultar diretrizes e guias de acordo com o tipo de estudo realizado:

Ensaios clínicos:

Os manuscritos que relatam ensaios clínicos devem ser registrados em uma das plataformas de registro listadas pela Organização Mundial da Saúde (REBEC, ClinicalTrials.gov). O número da inscrição deve ser apresentado no próprio trabalho. Deve ser informado, também, ao final do resumo do artigo, onde o estudo foi registrado, as iniciais e / ou o número do ensaio clínico. A submissão de ensaios clínicos deve estar de acordo com a declaração CONSORT.

Estudos observacionais:

Em casos de submissão de estudos observacionais, solicita-se adesão aos guias do STROBE para a preparação do manuscrito.

Estudos de acurácia diagnóstica:

Observar orientações do STARD ou TRIPOD.

Estudos de melhoria da qualidade:

Observar orientações do SQUIRE.

Estudos pré-clínicos em animais:

Observar orientações do ARRIVE.

Estudos qualitativos:

Observar orientações do COREQ (checklist) ou SRQR.

Protocolos de estudos:

Observar orientações do SPIRIT.

Relatos de casos:

Observar orientações do CARE.

Revisões sistemáticas e meta-análises:

Observar orientações do PRISMA ou MOOSE.

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

Os trabalhos encaminhados (sem limites de páginas) deverão ser redigidos em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento 1.5, página tamanho A4 e margens de 3 cm. Devem ser encaminhados no formato Microsoft Word (não ultrapassando 2MB) e observar as instruções abaixo:

Título

Conciso e indicativo dos objetivos e métodos do estudo (máximo 25 palavras).

Resumo e Abstract

Deverão ser redigidos resumos em português e inglês (abstract). O Resumo deve ser acompanhado das palavras-chave retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou Medical Subject Headings (MeSH). O Resumo não deve exceder 250 (duzentas e cinqüenta) palavras e deve conter, conforme o tipo de estudo, os tópicos descritos abaixo, destacados em negrito, seguidos de dois pontos:

• Casos clínicos: objetivo, relato do caso, discussão e conclusão.

• Revisão de literatura: objetivo, revisão da literatura, resultados (em caso de revisão sistemática), discussão e conclusão.

• Trabalhos de pesquisa: objetivo, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão. Nos ensaios clínicos deve-se informar, no final do resumo e abstract, o nome da base de dados onde ocorreu o registro, sigla e/ou número do Ensaio Clínico, conforme orientações do item Diretrizes e Guias Internacionais.

• Comunicação breve: os tópicos abstratos variam de acordo com o tipo de estudo (caso clínico, revisão de literatura ou artigo de pesquisa).

Corpo do trabalho

De acordo com o tipo de estudo, são tópicos obrigatórios no arquivo do manuscrito:

• Casos clínicos: título, resumo, abstract, introdução, relato do caso, discussão, conclusão e referências.

• Revisão de literatura: título, resumo, abstract, introdução, revisão da literatura, resultados em caso de revisão sistemática, discussão, conclusão e referências.

• Trabalhos de pesquisa: título, resumo, abstract, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências.

• Comunicação breve: deve conter as mesmas seções de acordo com o tipo de estudo (casos clínicos, revisão de literatura ou artigos de pesquisa).

Observações adicionais:

• Estudos envolvendo seres humanos e/ou animais: deve constar, no texto, a aprovação por Comitê de Ética com respectivo número de aprovação, conforme instruções na seção Diretrizes Éticas.

• Ensaios clínicos: deve constar, no texto, o número de identificação (registro) em um dos Registros de Ensaios Clínicos listados pela Organização Mundial da Saúde, conforme instruções na seção Diretrizes e guias internacionais. Deve-se observar as orientações quanto a diretrizes e guias internacionais de acordo com o tipo de estudo. A identificação de autoria NÃO pode constar no corpo do trabalho, devendo ser removida também da opção Propriedades no Word.

Folha de rosto

Para garantir o cegamento da avaliação por pares, a folha de rosto deve ser anexada como documento suplementar, SEPARADAMENTE do arquivo que contém o corpo do trabalho. A apresentação dos dados deve seguir o RFO-POA's title page template modelo de folha de rosto da RFO-POA, onde deve constar:

• título em português e inglês;

• nome(s) completo(s) do(s) autor(es) seguido(s) pela indicação de letras sobrescritas, aos quais, ao fim da página, se referirão ao vínculo institucional, cidade, estado e país da instituição de cada autor;

Orcid de todos os autores;

• autor de correspondência e endereço eletrônico (e-mail);

• declaração de inexistência de conflito de interesses;

• dados de financiamento: patrocinador e número do processo;

• agradecimentos;

• qualquer outra informação que possa ser declarada na folha de rosto. IMPORTANTE: O nome de todos os autores, juntamente com seus dados, deverá ser incluído no sistema durante a submissão online, no passo 2 (preenchimento dos metadados, botão "Incluir Autor"). A inclusão dos nomes dos autores deve seguir a ordem de citação da folha de rosto. Qualquer inconsistência entre os dados da Folha de Rosto e os metadados incorrerá em devolução do artigo antes da revisão por pares. A RFO-POA não se responsabiliza por possíveis inconsistências nos nomes dos autores.

Abreviaturas

As abreviaturas devem ser definidas ao serem mencionadas pela primeira vez. Deve-se evitar o uso de abreviatura no título, exceto em casos, em que esta seja a forma mais conhecida do termo. Ao utilizar abreviaturas no título, deve-se fazê-lo sem a expressão corresponde por extenso, a qual deverá constar no corpo do texto quando mencionada pela primeira vez, seguida da abreviatura entre parênteses.

Figuras (fotografias, desenhos, gráficos, etc.)

Todas as figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) na ordem de aparecimento no texto. A legenda deve ser clara e objetiva, aparecendo na base da Figura. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas, inclusive acerca das abreviaturas utilizadas. Fotos não devem permitir a identificação do paciente. Microfotografias devem apresentar escalas internas e setas que contrastem com o fundo. Imagens geradas em computador, como gráficos, devem ser anexadas sob a forma de arquivos nos formatos .JPG, com resolução mínima de 150 dpi. Gráficos devem ser apresentados, preferencialmente, em duas dimensões. Todas as figuras, devidamente identificadas, devem estar inseridas no corpo do texto no arquivo word, exatamente localizadas onde devem aparecer na edição final. Além disso, as figuras em formato .JPG também devem ser submetidas separadamente como "documento suplementar".

Tabelas

As tabelas deverão estar inseridas no corpo do texto, formatadas em editor de texto e não em formato de figura, contendo respectivas legendas e notas de rodapé quando for necessário. As tabelas NÃO devem ser enviadas separadamente.

Citações

As citações devem ser indicadas no texto através do sistema numérico sobrescrito obedecendo ao estilo Vancouver. Ao citar usando os sobrenomes dos autores, adotar a seguinte padronização:

• artigos com até dois autores: mencionar todos, seguido do número da referência. Ex.: Henz e Nied¹

• artigos com três ou mais autores: mencionar apenas o primeiro autor, seguido de et al. e do número da referência. Ex.: Toniolli et al.¹

REFERÊNCIAS

As referências devem ser apresentadas seguindo estilo Vancouver, também conhecido como Uniform Requirements, ordenadas e numeradas conforme a ordem de aparecimento no texto, e alinhadas a margem esquerda da página. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Observar as seguintes orientações:

• Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme recomenda o Index Medicus; as abreviaturas podem ser obtidas através da publicação da NLM: List of Serials Indexed for Online Users.

• Comunicações pessoais, trabalhos em andamentos e inéditos não devem ser incluídos na lista de referências, mas citados em notas de rodapé.

• O uso do et al. nas referências deve considerar o número de autores:

- Publicações com até seis autores: listar todos;

- Publicações com mais de seis autores: listar os seis primeiros e acrescentar et al.

• Quando a autoria for uma organização, instituição etc. deve-se iniciar a referência pelo nome completo.

• Quando não existir um autor pessoal ou entidade, deve-se iniciar a referência pelo título.

• Este material não dispensa a consulta ao Uniform Requirements.

Modelos de referências

Livros

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Serviços odontológicos: prevenção e controle de riscos. Brasília; 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília; 2010.

Ferreira FV. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 7. ed. São Paulo: Artes Médicas; 2008.

Mccabe IF. Applied dental materials. 9th ed. Oxford: Blackwell; 2008.

Contribuições em livros (autor do capítulo não é autor do livro)

Kinane DF, Lindhe J. Periodontite crônica. In: Lindhe J, Karring T, Lang N, editores. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. p. 205-11.

Parte de livros (autor do capítulo é autor do livro)

Barrett KE, Barman SM, Boitano S, Brooks HL. Fisiologia médica de Ganong. 24. ed. Porto Alegre: AMGH Editora; 2014. Capítulo 1, Princípios gerais e produção de energia na fisiologia médica; p. 3-33.

Artigos de periódicos

Baraldi CEE, Pretto SM, Puricelli E. Evaluation of surgically assisted maxillary expansion using acoustic rhinometry and postero-anterior cephalometry. Int J Oral Maxillofac Surg [Internet]. 2007 Apr [acesso 2017 mar 8];36(4):305-9. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=MImg&_imagekey=B6WGW-4MWPV7R-1-1&_cdi=6833&_user=687304&_orig=browse&_coverDate=04%2F30%2F2007&_sk=999639995&view=c&wchp=dGLbVtz-zSkzk&md5=246923bfc9f2b97cef7e56aecb175c7d&ie=/sdarticle.pdf.

Bernhardt JM, Felter EM. Online pediatric information seeking among mothers of young children: results from a qualitative study using focus groups. J Med Internet Res. 2004 Mar;6(1):e7.

Lazos JP. Lesiones estomatológicas asociadas a terapia oncológica. Rev Asoc Odontol Argent. 2003 abr-mayo;91(2):100-3.

Oliveira MG, Chaves ACM, Visioli F, Rojas EU, Moure SP, Romanini J, et al. Peripheral clear cell variant of calcifying epithelial odontogenic tumor affecting 2 sites: report of a case. Oral Surg Oral Med Oral Patol Oral Radiol Endod. 2009 Mar;107(3):407-11.

Pyysalo S, Salakoski T, Aubin S, Nazarenko A. Lexical adaptation of link grammar to the biomedical sublanguage: a comparative evaluation of three approaches. BMC Bioinformatics [Internet]. 2006 [cited 2007 Jan 9];7 Suppl 3:Article S2. Available from: http://www.pubmedcentral.nih.gov/picrender.fcgi?artid=1764446&blobtype=pdf.

Prates N, Bacchi E. Tratamento ortodôntico da classe III. R Gaúcha Odontol.1989 set-out;37(5):331-4.

Dissertações e Teses

Garcia R. Densidade óssea: estudo in vivo na área entre incisivos laterais e caninos na maxila [dissertação]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia; 1995.

Basso CL. Imagens fantasmas nas radiografias [monografia]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.

Legislação

Brasil. Lei nº 9434, de 4 de fevereiro de 1997. Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências. Diário Oficial [da] república Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 fev. 1997. Seção 1, p. 2191.

Brasil. Lei nº 6050, de 24 de maio de 1974. Dispõe sobre a fluoretação da água em sistemas de abastecimento quando existir estação de tratamento. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 maio 1974. Seção 1, p. 6021.

Trabalhos apresentados em eventos

Valauri AJ. Reconstrução mandibular. In: Anais do 1º Simpósio Latino-Americano de Reabilitação da Face e de Prótese Buco-Maxilo-Facial; 1977; São Paulo. São Paulo: Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia; 1977. p. 197-198.

Comunicação Breve

Relato de resultados preliminares de pesquisas originais, textos de reflexão ou resenhas críticas sobre temas de interesse para os leitores da revista apresentados de forma sucinta (máximo de 2000 palavras e 3 figuras).

Artigos originais

São aceitos artigos de pesquisas originais.

Revisão de literatura

São aceitas revisões integrativas, sistemáticas de literatura, com ou sem meta-análise.

Relato de caso

São aceitos artigos de relatos de caso clínico quando os mesmos apresentarem condições raras e adicionarem conhecimento inédito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.