Missão

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre destina-se a divulgação de evidências científicas de alta qualidade abrangendo as mais diversas áreas da Odontologia no âmbito da pesquisa básica, clínica e epidemiológica. Também possui como missão a divulgação de informações inovadoras em Odontologia.

O periódico é direcionado a professores, pesquisadores, cirurgiões-dentistas clínicos e estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de auxiliar no crescimento científico-tecnológico da área e no processo de ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde bucal.

Foco e escopo

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa básica, clínica e epidemiológica. Como política editorial, aceita artigos inéditos, redigidos em português e/ou inglês apresentados exclusivamente à Revista, não devendo ser encaminhados, simultaneamente, a outro periódico. Eventualmente, publica anais com resumos de trabalhos apresentados em eventos na área da saúde bucal.

O modelo de revisão adotado é o duplo-cego. Os artigos originais submetidos, uma vez respeitados os critérios listados na seção Diretrizes para Autores, serão avaliados por um membro do grupo de avaliadores da Revista, respeitando a área do trabalho e a expertise dos pareceristas. O editor, caso julgue necessário, poderá solicitar a análise de um segundo avaliador.

Os critérios prioritários a serem considerados envolvem a originalidade e relevância do trabalho. Para os estudos envolvendo seres humanos é obrigatório a aprovação por Comitê de Ética.

O tempo de devolução dos artigos por parte dos pareceristas é de até 30 dias. O critério estabelecido pela Comissão Editorial para compor o grupo de avaliadores é possuir o Titulo de Doutor em Odontologia, e a comprovação de atividade de pesquisa e publicação recente.

Atualmente adota o formato de publicação continua.

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todos os trabalhos publicados nesta revista adotam uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0), e seu uso deve ser feito sob essas condições de licenciamento.

Nossa política editorial permite e incentiva o autoarquivamento dos artigos pelo autor em repositórios, sites e redes acadêmicas nas versões pós-print do autor e da revista, conforme registro no Diadorim e Sherpa Romeo.

Indexadores

BVS