#Clareamentoalaser: características das postagens em português no Instagram®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.117495

Palavras-chave:

Odontologia, Clareamento Dental, Odontólogos, Rede Social

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever e avaliar o conteúdo das publicações realizadas usando a hashtag #clareamentoalaser na rede social Instagram®. Materiais e métodos: Foram avaliadas 622 postagens relacionadas ao procedimento de clareamento dentário com uso de luz/laser, publicadas no primeiro trimestre do ano de 2021 (janeiro a março). As características analisadas foram o tipo de perfil, gênero, opinião exposta no conteúdo da publicação, tipo de conteúdo exposto na publicação, nomenclatura do perfil e número de curtidas. A análise foi realizada através do teste qui-quadrado de Pearson, sendo estipulado um nível de significância considerando p-valor <0,05. Resultados: Dentre as 497 publicações incluídas, 77,26% mostraram-se favoráveis ao uso de luz/laser no clareamento. Os valores apurados na variável número de curtidas variam de 0 a 3.361, com média de 42,56 por publicação. Em relação ao tipo de perfil, 60,16% eram cirurgiões-dentistas e 37,83% empresas ou clínicas odontológicas, sendo o conteúdo da publicação majoritariamente comercial (75,65%). Ainda, 53,12% dos perfis foram identificados como do gênero feminino, 9,05% do gênero masculino e 37,83% outros, como empresas ou clínicas odontológicas. Mais de 70% das publicações feitas por profissionais, perfis leigos e empresas ou clínicas odontológicas foram favoráveis ao uso da luz/laser no clareamento dental (p< 0,0001). Discussão: Este estudo expressa a necessidade de educação em saúde, educação continuada e da prática odontológica baseada em evidências. Conclusão: Na rede social do Instagram®, houve predominância na divulgação de publicações favoráveis quanto a utilização da luz/laser no clareamento dentário, considerando o período do primeiro trimestre de 2021.

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Biografia do Autor

Gustavo Silva Francisco, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia

Barbara Martins Farinha, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia

Eduardo Magalhães Dias Guido Bernardes, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia

Luiza Gioda Noronha, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia

Nathalia Leonarski Carvalho, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia

Stella Parada Santos Gallo Correa, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia

Leticia Regina Morello Sartori, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-graduação em Odontologia

Clarissa Nachtigall Fôlha, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-graduação em Odontologia

Sarah Arangurem Karam, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-graduação em Odontologia e Programa de Pós-graduação em Epidemiologia

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Francisco, G. S., Farinha, B. M., Bernardes, E. M. D. G., Noronha, L. G., Carvalho, N. L., Correa, S. P. S. G., Sartori, L. R. M., Nachtigall Fôlha, C. ., & Karam, S. A. (2022). #Clareamentoalaser: características das postagens em português no Instagram®. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 63(1), 38–46. https://doi.org/10.22456/2177-0018.117495

Edição

Seção

Artigos originais