A "Verônica" de Zurbarán
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.87917Palavras-chave:
Francisco Zurbarán. Pintura. Véroniques. Metapintura.Resumo
Francisco de Zurbarán (1598-1964) pintou em torno de 10 peças representando a Santa Face, dentro da especial fórmula do Vera Icon chamado “Veronica”, que mostra a face impressa de Cristo sobre um véu. O tema esteve muito em voga na arte do século XVI e XVII, mas há três pontos característicos que diferenciam as pinturas de Zurbaran de alguns de seus colegas: a apresentação do rosto de Cristo em três quartos, sua imagem difusa e o realismo acentuado do véu. Como nós devemos compreender essas inovações? Este artigo tenta responder a esta questão unindo os resultados de uma investigação histórica àqueles de uma análise hermenêutica da imagem.Downloads
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Publicado
2018-11-04
Como Citar
Stoichita, V. I. (2018). A "Verônica" de Zurbarán. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 23(39). https://doi.org/10.22456/2179-8001.87917
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