Artista e instituição: um encontro doloroso

Autores

  • Fernanda Albuquerque
  • Doris Salcedo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.80122

Palavras-chave:

Artista. Arte contemporânea. Contexto. Instituição. Crítica. Doris Salcedo

Resumo

A entrevista versa sobre o processo de trabalho da artista colombiana Doris Salcedo na realização da obra Shibboleth, desenvolvida para a Turbine Hall, na Tate Modern, em Londres (2007), como parte da então chamada Unilever Series.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Albuquerque

Curadora de arte e professora do Curso de Museologia da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma instituição. É Doutora em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pelo PPGAV-UFRGS, com estágio na University of the Arts (UAL), Londres. Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011) e Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Já desenvolveu projetos em instituições como Instituto Tomie Ohtake, Goethe Institut Porto Alegre, Santander Cultural, Bienal do Mercosul, Bienal de São Paulo, Galería Gabriela Mistral, Fundação Ecarta, Museu Murillo La Greca e Centro Universitário Maria Antonia. Desde 2014, realiza, em parceria com a artista e curadora Mônica Hoff, o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação, com edições em Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo.

Doris Salcedo

Nasceu em Bogotá, na Colômbia, em 1958. Estudou Artes na Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, formando-se em 1980, e realizou um Mestrado na Universidade de Nova York, concluído em 1984. Boa parte de suas esculturas e instalações, a exemplo de Shibboleth, têm como ponto de partida a experiência dos excluídos e marginalizados, vítimas de violência política e social. Alguns de seus trabalhos partem ainda de eventos históricos em particular. Muitos deles, também caso de Shibboleth, são fruto de uma empreitada coletiva em colaboração com arquitetos, engenheiros e assistentes.

Referências

Entrevista.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Albuquerque, F., & Salcedo, D. (2017). Artista e instituição: um encontro doloroso. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(37). https://doi.org/10.22456/2179-8001.80122

Edição

Seção

DOSSIÊ: A hora das entrevistas | DOSSIER: Interview time