9ª Bienal do Mercosul ǀ Porto Alegre: práticas curatoriais e espaciais, um diálogo com Sofía Hernández Chong Cuy
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.73719Palavras-chave:
Bienal do Mercosul. Curadoria. Museografia. Arte contemporânea.Resumo
O que configura a prática curatorial em um modelo expositivo bienal hoje é uma questão, entre tantas outras, suscitada durante a estruturação do projeto da 9ª Bienal do Mercosul ǀ Porto Alegre, ocorrida de 13 de setembro a 10 de novembro de 2013, sob o título, em português, "Se o clima for favorável" (em espanhol, "Si el tiempo lo permite"; em inglês, "Weather Permitting"). Está contida nesta entrevista realizada com a diretora artística e curadora geral dessa edição, Sofía Hernández Chong Cuy. O encontro, ocorrido durante os desdobramentos do evento, traz ao leitor compartilhamentos acerca dos questionamentos gestados durante o processo de construção de um evento expositivo em grande escala. De um lado, curadoria, e de outro, museografia, consideradas a partir das atividades profissionais desempenhadas pelas envolvidas nesta conversa durante a edição da bienal, encontram-se para, através de um diálogo aberto, estabelecer uma tentativa de pensar criticamente a experiência da prática expositiva hoje – entre projeto e materialização, debate e provocação, intencionalidade artística e curatorial, interpretação e apresentação pública de arte contemporânea.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.