A fotogenia como fundamento do desejo de transformação da aparência
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.18792Palavras-chave:
Arte, Fotografia, Retrato, Fotogenia.Resumo
Este trabalho é inseparável de uma longa prática do retrato fotográfico e foi federado pelo conceito estético de fotogenia. O problema que determina esta reflexão é, portanto, baseado no conceito estético de fotogenia como fundamento do desejo de transformação da aparência. O retrato fotográfico permite centralizar a reflexão bem como estabelecer sua relação com a verdade do sujeito representado. A resposta que se implanta ao longo deste trabalho é o de uma estética da visibilidade. A fotogenia vem explicar a visibilidade do corpo na arte contemporânea e fora do campo da arte, tal é o caso da cirurgia estética. Essas duas disciplinas se alimentam da imagem e operam uma estética da visibilidade. Subjugados por uma política do olhar, muitos são levados a uma busca incessante de uma improvável fotogenia e, ainda mais, de uma hibrigenia cada vez mais solicitada.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.