A crítica de arte em ação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.18188Palavras-chave:
Escritura crítica, Sensibilidade e discurso, Crítica.Resumo
Essa reflexão sobre a crítica de arte parte da divisão tradicional que existe entre as artes da imagem, objetos da crítica, e as técnicas da linguagem postas em ação pelos críticos de arte em sua escritura. O objetivo da crítica sempre foi o de fazer com que essas duas ordens se reencontrassem, objetivo que é justificado pela oposição filosófica entre sensibilidade e entendimento. Ao mostrar como a prática artística, pouco a pouco ao longo de sua história no século XX, reaproximou esses dois domínios e fez intervir de maneiras diversas a escritura e o discurso nas próprias obras de arte, a respeito disso acabo por formular uma hipótese limite: e se o trabalho crítico, abandonando parcialmente a ordem da linguagem, se desse os meios de desenvolver um discurso crítico usando os próprios meios da sensibilidade e da imagem? A evolução atual das técnicas torna uma tal utopia quase imaginável!Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.