Quem é o espectador? Imersão e interação: a experiência em Interfaces digitais POA_VAL Laboratório_1
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.14716Resumo
O presente artigo analisa o conceito de espectador a partir da instalação Interfaces digitais POA_VAL Laboratório_1 apresentada em 2007 no Instituto de Artes, UFRGS, Brasil. Interfaces digitais POA_VAL Laboratório_1 é uma instalação em que imagens das cidades de Valência (Espanha) e Porto Alegre (Brasil) são projetadas em grandes telas nas quais o espectador tem a possibilidade de intervenção sobre o conteúdo oferecido. A abordagem encontra apoio nos estudos de Jonathan Crary acerca da mudança no conceito de espectador, que trata desde sua forma clássica, anterior ao século XIX, até a atual, em que se observa a passagem de um sujeito considerado passivo diante do visível para um sujeito ativo, responsável pela construção do visível. A partir desses conceitos, discute-se quem é o espectador em Interfaces digitais POA_VAL Laboratório_1.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.