A experiência estética com imagens numéricas em propostas artísticas interativas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.14703Palavras-chave:
Experiência estética, tecnologias digitais, instalações interativas por computador, corpo.Resumo
O presente artigo aborda experiências estéticas realizadas por um corpo-interagente que se vê implicado com as imagens numéricas de três propostas de instalações interativas por computador. Este corpo-interagente desempenha um exercício que é produtor de sentido, através de sua presença (imagem), seu sopro e suas mãos, dispositivos escolhidos para que um diálogo com a máquina seja efetuado. Buscando-se pensar em cada experiência um “para além” do corpo como organismo mental, pergunta-se: como as tecnologias digitais na arte têm promovido experiências estéticas quando a referência está no corpo como força? O que guardam as instalações abordadas quanto à relação funcionamento e corpointeragente? Que forças captadas? Que sensações são provocadas quando a interação envolve o píxel da informação?Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2010-07-05
Como Citar
Coelho, A. (2010). A experiência estética com imagens numéricas em propostas artísticas interativas. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 16(26). https://doi.org/10.22456/2179-8001.14703
Edição
Seção
DOSSIÊ: "Interfaces Digitais na Arte Contemporânea"
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.