Feminismo e fotografia italiana: Notas sobre a herança das novas gerações dos anos 1970

Autores

  • Federica Muzzarelli Università di Bologna
  • Cristina Casero Università di Parma

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.144202

Palavras-chave:

Fotografia, Arte Contemporânea na Itália, Arte e Feminismo

Resumo

Assumindo as perspectivas correntes oferecidas pelos estudos internacionais de gênero e feministas, este artigo tem como objetivo fazer uma leitura da história da fotografia italiana, concentrando-se no período que compreende da década de 1970 até hoje, investigando as fontes a partir de um ponto de vista diferente e partindo de novos questionamentos, que consideram eventos e autoras que trazem uma contribuição para as práticas fotográficas feministas na Itália. O artigo pretende também responder às muitas questões ainda em aberto a respeito do espaço de visibilidade das mulheres na fotografia italiana, a sua possibilidade de acesso a exposições e ao debate crítico, especialmente no que diz respeito à nova geração de fotógrafas italianas. Como a esta nova geração se relaciona com a herança feminista italiana? Será possível traçar no seu trabalho uma poética compartilhada que caracterize o seu pertencimento a uma dimensão teórica e prática comum que possa ser definida como feminista? Ou elas rejeitam rótulos e heranças culturais aos quais se sentem alienadas? O objetivo é também contribuir para a formação cultural e o debate de uma nação, a Itália, na qual as questões de gênero, da emancipação feminina, da herança feminista e da arte feminina ainda não são suficientemente consideradas como parte do patrimônio da sociedade civil, nem como um elemento fundamental e tema necessário nos processos educacionais das escolas e universidades. Para os historiadores da arte isto significa trabalhar dentro do referencial metodológico e científico do seu próprio setor, necessariamente adotando, no entanto, abordagens interdisciplinares que devem ser comparadas com a dimensão histórica e filosófica, com a estética, bem como com a utilização de instrumentos analíticos oferecidos pelos recentes estudos de gênero e feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Federica Muzzarelli, Università di Bologna

Federica Muzzarelli é professora de Fotografia e Cultura Visual na Universidade de Bolonha. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Fotografia Arte e Feminismo. A sua principal investigação científica centra-se em particular no tema: mulheres e fotografia. Entre seus livros e artigos estão Femmes Photographes (Hazan, 2009); Women Photographers: Annemarie Schwarzenbach, New Dandy and Lesbian Chic Icon (Visual Resources, 2018); “Clementina Hawarden and Claude Cahun: Photography and the Political Body of Women” (Notebook 2019, 2019). 

Cristina Casero, Università di Parma

Cristina Casero é professora da Universidade de Parma. Seus estudos estão focados nas experiências da cultura figurativa italiana da Segunda Guerra Mundial.. Entre suas publicações estão Fotografia e femminismo negli anni Settanta (PostmediaBooks, 2021); Paola Mattioli. Losguardo critico di una fotografa (PostmediaBooks, 2016); Gesti di rivolta. Arte, fotografia e femminismo a Milano 1975–1980 (Società per l’Enciclopedia delle Donne, 2020).

Referências

.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Muzzarelli, F., & Casero, C. (2024). Feminismo e fotografia italiana: Notas sobre a herança das novas gerações dos anos 1970. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(49). https://doi.org/10.22456/2179-8001.144202

Edição

Seção

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Categorias