Marco para lembrar: subversões da monumentalidade na obra de Iris Helena

Autores

  • Arthur Barbosa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136294

Palavras-chave:

Monumento, Monumentalidade, Iris Helena, Ressignificação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar possíveis tensionamentos a respeito dos objetos reconhecidos como monumentos, tendo como ponto de partida e catalisador das reações a obra “Marcadores” da artista paraibana Iris Helena. Na obra, a artista subverte as convenções sobre a grandiosidade dos monumentos e a dimensão da monumentalidade e imprime sobre pequenos marcadores, post its, a imagem dos objetos monumentais. Por meio desta obra, questionamos a dimensão simbólica destes objetos tendo em vista o atual processo de revisão das estruturas monumentais disponíveis no espaço público assim como a estética da monumentalidade.

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Biografia do Autor

Arthur Barbosa, Universidade de Brasília

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, PPGFAU-UnB. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo mesmo programa e graduação em Museologia pela Faculdade de Ciência da Informação, UnB. Desenvolve pesquisas sobre o patrimônio contemporâneo e suas relações com a arte, memória e política.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Barbosa, A. (2023). Marco para lembrar: subversões da monumentalidade na obra de Iris Helena. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(47). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136294

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay

Categorias