Desracialização da arte: reflexões a partir da exposição ART/Artifact
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136293Palavras-chave:
Ontologia da Arte, Estética, Teoria da Arte, Racialização, Arte/artefatoResumo
Este artigo parte da exposição “ART/Artifact” (1988) sob curadoria de Susan Vogel para investigar o processo de racialização da arte e da estética no pensamento ocidental. Serão analisados tanto as premissas da curadora quanto a crítica do filósofo norte-americano Arthur Danto sobre a exposição e os discursos teóricos que instauram no ocidente um binarismo ontológico entre arte e artefato. A pesquisa está ancorada nos estudos sobre arte da filósofa nigeriana Nkiru Nzegwu para defender estratégias de desracialização da arte e da estética, e para que as disciplinas se voltem para os conhecimentos locais sobre arte e criatividade.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo: Fuesp, 2005
DANTO, Arthur. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus/Edusp, 2006.
DANTO, Arthur. Artifact and Art. In: VOGEL, Susan. Art/Artifact. New York: The Centre for African Art, 1988. p. 18-32.
DANTO, Arthur. O abuso da beleza. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
DANTO, Arthur. O descredenciamento filosófico da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
DANTO, Arthur. O que é a arte. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
DANTO, Arthur. Transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DORLIN, Elsa. Vers une épistémologie des résistances. In: DORLAN, Elsa (org.). Sexe, race, classe: Pour une épistémologie de la domination. Paris: Presses Universitaires de France, 2009, p. 05-20.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020.
GELL, Alfred. A rede de Vogel, armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. Arte e Ensaios. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes da UFRJ, v. 8, no 8, 2001, p. 174-191.
NASCIMENTO, Abdias. Arte afro-brasileira: um espírito libertador. In: NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. São Paulo:
Perspectivas, 2016. p. 196-207.
NZEGWU, Nkiru. African Art in Deep Time: De-race-ing Aesthetics and De-racilizing Visual Art. Journal of Aesthetics and Art Criticism,
(JAAC), Race and Aesthetics 77, 4, 2019. p. 367-378.
NZEGWU, Nkiru. O Africa: Reflections on the Poverty of Theory. In: OYĚWÙMÍ, Oyèrónké (ed.). African Women and Feminism: Reflecting on the politics of sisterhood. Trenton et al.: African World Press, 2003. p. 99-157.
NZEGWU, Nkiru. Osunality. In: TAMALE, Sybia. African sexualites: A reader. Oxford, Naiorobi, Dakar, Cidade do Cabo: Pambazuka/Fahmu,
p. 253-270.
NZEGWU, Nkiru. When the paradigm shifts, African appears: reconceptualizing Yoruba art in space and time. Journal of Art Histography,
n.19, dez. 2018.
SHINER, Larry. The Invention of Art: a cultural history. Chicago: The University of Chicago Press, 2001.
SOUZA, Mateus Raynner André de. Desracialização a partir da estética e das artes iorubás: contribuições para uma revisão política da
ontologia da arte. 2022. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
VOGEL, Susan. Art/Artifact. New York: The Centre for African Art, 1988.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Mateus de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.