Desracialização da arte: reflexões a partir da exposição ART/Artifact

Autores

  • Mateus de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136293

Palavras-chave:

Ontologia da Arte, Estética, Teoria da Arte, Racialização, Arte/artefato

Resumo

Este artigo parte da exposição “ART/Artifact” (1988) sob curadoria de Susan Vogel para investigar o processo de racialização da arte e da estética no pensamento ocidental. Serão analisados tanto as premissas da curadora quanto a crítica do filósofo norte-americano Arthur Danto sobre a exposição e os discursos teóricos que instauram no ocidente um binarismo ontológico entre arte e artefato. A pesquisa está ancorada nos estudos sobre arte da filósofa nigeriana Nkiru Nzegwu para defender estratégias de desracialização da arte e da estética, e para que as disciplinas se voltem para os conhecimentos locais sobre arte e criatividade.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-19

Como Citar

de Souza, M. (2023). Desracialização da arte: reflexões a partir da exposição ART/Artifact. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(47). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136293

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay

Categorias