Gretta Sarfaty e as imagens de si: a fotografia como instrumento político (1975-1980)

Autores

  • Annateresa Fabris Professora aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136201

Palavras-chave:

Gretta Sarfaty, Fotografia, Performance, Feminismo

Resumo

O presente artigo trata das obras fotográficas e das performances realizadas por Gretta Sarfaty entre 1975 e 1980. Nesse período, a artista explora a problemática do corpo feminino e dos limites impostos pela sociedade à busca de liberdade e de expressão do desejo sexual nas séries fotográficas Diário de uma mulher (1977) e Body works (1977) e nas performances Enlace (1978), Evocative recollections (1978) e Modificação e apropriação de uma identidade autônoma (1980). Outras séries fotográficas – Autofotos (1975) e Transformações (1976) – têm como foco imagens estereotipadas da mulher e a deformação proposital dos padrões correntes de beleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVARO, Egídio. “Gretta”, in: Gretta: desenhos. São Paulo: Galeria Arte Global, 1976.

AULER, Hugo. “No próprio nu, o ato de criação”, in: Gretta Sarfaty Grywacz. Brasília: Galeria de Arte Vasp-Brasília, 1978.

BARTHES, Roland. “O rosto de Garbo”, in: _______. Mitologias. Trad. Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. 2ª edição. Rio de Janeiro: Difel, 2006.

BECK, Olly. “Bad girl. Rebel girl”. The Rebel, London, n. 6, verão 2009.

BOETTI, Anne-Marie. “Arti visive: L’arte del diario”, in: FRAIRE, Manuela (org.). Lessico politico delle donne. Milano: Edizioni Gulliver, 1979, v. 6.

_______. “Arti visive: Introduzione”, in: FRAIRE, Manuela (org.). Lessico politico delle donne. Milano: Edizioni Gulliver, 1979, v. 6.

BORDO, Susan. “A feminista como o Outro”, in: Estudos feministas, Florianópolis, v. 8, n. 1, 1º semestre 2020.

_______. “Anglo-American feminism, ‘Women’s Liberation’ and the politics of the body”, in: MCDOWELL, Linda; SHARP, Joanne P. (org.). Space, gender, knowledge: feminist readings. London-New York-Sidney-Auckland: Arnold, 1997.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. “Les métamorphoses du féminin: Orlan, Cindy Sherman, Mariko Mori”, in: COUANET, Catherine; SOULAGES, François; TAMISIER, Marc (org.). Politiques de la photographie du corps. Paris: Klincksieck, 2007.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Trad. Natália Guerellus e Raísa França Bastos. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

CORDEIRO, Luiza Helena Lobo; MOTA, Maria Dolores de Brito. “A ‘queima de sutiãs’ de 1968: relações entre corpo e roupa na construção de um acontecimento simbólico feminista”, in: Bilros, Fortaleza, v. 6, n. 13, set.-dez. 2018.

COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto. Exprimir e calar as suas emoções (do século XVI ao início do século XIX). Lisboa: Teorema, s.d.

COUTINHO, Wilson. “Imagens feministas”, in: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, 12 set. 1980.

DE L’ÉCOTAIS, Emmanuelle. Man Ray em Paris. Trad. Contra Capa. Rio de Janeiro: Artepadilla, 2019.

DIMAMBRO, Nadiesda. Imagens de Gretta Sarfaty: fotografia, performance e gênero. 2018. 220 f. il. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte). Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

DI MARINO, Bruno. Hard media: la pornografia nelle arti visive, nel cinema e nel web. Monza: Johan & Levi, 2013.

DORFLES, Gillo. “Per Gretta”, in: Gretta Sarfaty. Verano Brianza: Centro Culturale La Filanda, 1980.

_______. Ultime tendenze nell’arte d’oggi: dall’informale al neo-oggettuale. 16ª edição. Milano: Feltrinelli, 2004.

“Entrevista com Gretta Sarfaty por Tálisson Melo” (2022). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BnqRf39O4Yc>. Acesso em: 7 ago. 2022.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FARINA, Ferruccio. Cartoline intime: sogni proibiti dei nostri nonni. Milano: Rusconi, 1981.

GRETTA (org.). Auto-photos. São Paulo: Massao Ohno, 1978.

GRETTA e BECHERONI. “[Sem título]”. In: _______. Modificazione e appropriamento di una identità autonoma. Milano: Prearo, 1980.

JANUS (org.). Videoarte a Palazzo dei Diamanti 1973/1979. Torino: Assessorato per la Cultura, 1980.

JONES, Amelia. Body art/Performing the subject. Minneapolis-London: University of Minnesota Press, 1998.

KRÜSE, Olney. “Gretta: uma ascensão rapidíssima até a psicofoto ou psicopintura”, in: Gretta: desenhos. São Paulo: Galeria Arte Global, 1976.

LIPPARD, Lucy R. From the center: feminist essays on women’s art. New York: Dutton, 1976.

LODA, Romana. Gretta: Un tentativo de amor. A strive to love. Un tentativo di amore. Brescia: Multimedia – Arte Contemporanea; Caracas: Centro de Arte Euro-Americano, 1981.

MANTEGAZZA, Paolo. Dizionario delle cose belle. Milano: Treves, 1892.

_______. Fisiologia della donna. 3ª edição. Milano: Treves, 1893, v. 1.

MELO, Tálisson. “Retransformações de Gretta Sarfaty”. Disponível em: <https://auroras.art.br/exhibitions/gretta-sarfaty>. Acesso em: 8 ago. 2022.

MORAIS, Frederico. “As reminiscências evocativas de Gretta”. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo Caderno, 12 nov. 1979.

NOËL, Bernard. “Le toucher du regard”, in: Centre National de la Photographie (org.). Le nu. Paris: Centre National de la Photographie, 1986.

PONTUAL, Roberto. “O corpo é a alma”, in: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, 1 maio 1979.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. História da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

SARFATY, Gretta. “E-mail a Annateresa Fabris” (22 jul. 2022).

_______. “Gretta”, in: Gretta: auto-photos, série transformations, a woman’s diary, evocative recollections, metamorphic recollections, gretta & becheroni. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1980.

_______ (org.). Auto-photos. São Paulo: Central Galeria, 2021.

SCHNEIDER, Rebecca. The explicit body in performance. London-New York: Routledge, 1997.

SICHEL, Berta. “Body works”, in: Gretta Sarfaty. New York: Foster Goldstrom Gallery, 1993.

SOULAGES, François. “Photographie et corps politiques: du contemporain”, in: COUANET, Catherine; SOULAGES, François; TAMISIER, Marc (org.). Politiques de la photographie du corps. Paris: Klincksieck, 2007.

SOUZA, Gilda de Mello e. “‘O vertiginoso relance’”, in: _______. Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades, 1980.

STEINER, Wendy. Venus in exile: the rejection of beauty in 20th century art. New York-London-Toronto-Sydney-Singapore: The Free Press, 2001.

SUBRIZI, Carla. Il corpo disperso dell’arte. Roma: Lithos, 2000.

TRASK, Haunani-Kay. Eros and power: the promise of feminist theory. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1986.

TRIKI, Rachida. “L’image politique du corps: une stratégie de l’intime”, in: COUANET, Catherine; SOULAGES, François; TAMISIER, Marc (org.). Politiques de la photographie du corps. Paris: Klincksieck, 2007.

TRIZOLI, Talita. Atravessamentos feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70. 2018. 434 f. il. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

VALÉRY, Paul. A arte de pensar: ensaios filosóficos. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

VAN GELDER, Lindsy. “The truth about bra-burners” (set-out. 1992). Disponível em: . Último acesso em: 16 jun. 2022.

VIGARELLO, Georges. Histoire de la beauté: le corps et l’art d’embellir de la Renaissance à nos jours. Paris: Seuil, 2004.

WILLER, Cláudio. “Gretta”, in: DORFLES, Gillo; WILLER, Cláudio. Gretta: evocative recollections. São Paulo: Massao Ohno, 1979.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Trad. Waldéa Barcellos. 16ª edição. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-15

Como Citar

Fabris, A. (2023). Gretta Sarfaty e as imagens de si: a fotografia como instrumento político (1975-1980). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(48). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136201

Edição

Seção

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Categorias