El arte es el lugar de la inminencia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136020Palavras-chave:
Arte, Crítica de arte, Arte contemporâneaResumo
Resumen
Este artículo propone presentar y discutir algunos conceptos planteados por el autor García Canclini en su última publicación, donde argumenta que el arte contemporáneo ocuparía el lugar de la inminencia. Para desarrollar esta idea, trae ejemplos de artistas latinoamericanos y hace una lectura crítica sobre las características de dicha arte.
Resumo
Este artigo objetiva apresentar e discutir alguns conceitos propostos pelo autor García Cancilini, especificamente, numa de suas últimas publicações, em cujo texto argumenta que a arte contemporânea ocuparia o lugar da iminência. Para desenvolver esta ideia, traz exemplos de artistas latinoamericanos e faz uma leitura crítica sobre as características dessa arte.
Abstract
This paper aims to present and discuss some concepts raised by García Canclini in his latest publication, where he argues that contemporary art would occupy the place of imminence. To develop this idea, brings examples of Latin American artists and does a critical reading about this features art.
Downloads
Referências
GARCÍA CANCLINI, Néstor (2011) La sociedad sin relato – antropología y estética de la inminencia. Buenos Aires: Katz.
MICHAUD, Yves (2007) El arte en estado gaseoso. Ensayo sobre el triunfo de la estética. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.
MUNTADAS, Antoni (1998) Mesa de Negociación. Video-instalación. Disponible en: https://www.epdlp.com/cuadro.php?id=2716
RAMÍREZ ERRE, Marco (2003) Toy and Horse. Monumento en la puerta de entrada de Tijuana a San Diego. Disponible en: http://marcoserre.com/toy-an-horse/?lang=es
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Vanessa Freitag

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.