A ruína do espaço na construção de queda
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.124260Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Poéticas Visuais, Espaço Expositivo, InstalaçãoResumo
Este artigo apresenta o processo de duas instalações, elaboradas no ano de 2019. Trabalhos que sugerem transformar a experiência física de uma galeria de arte, por meio de interrupções no percurso habitual do espaço expositivo, a partir do estudo arquitetural da Sala de Exposições Cláudio Carriconde. Para tanto, discute-se o conceito de instalação, defendido por Claire Bishop, entendido na interdependência entre objeto, espectador e espaço, a fim de colaborar com o pensamento sobre as relações espaciais nas práticas tridimensionais contemporâneas.
Abstract
This paper presents the process of two installations, created in 2019. Works that suggest transforming the physical experience of an art gallery, through interruptions in the usual route of the exhibition space, based on the architectural study of the Cláudio Carriconde Exhibition Room. Therefore, the concept of installation, defended by Claire Bishop, is discussed, understood in the interdependence between object, spectator and space, in order to collaborate with the thinking about spatial relations in contemporary three-dimensional practices.
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Referências
BISHOP, Claire. Installation art: a critical history. Londres: Routledge, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
NANCY, Jean-Luc. Arquivida: do sensciente e do sentido. São Paulo: Iluminuras, 2014.
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