As últimas imagens: rememoração familiar, trauma e fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.106663

Palavras-chave:

Fotografia de família, Trauma, Memória

Resumo

Através de um procedimento de partilha mnemônica com membros de uma família que sofreu um episódio de violência em 2007, o artigo explicita os índices comparativos possíveis entre o processo da rememoração traumática coletiva e o estudo fotográfico. Entre depoimentos e análises de imagens caseiras, ganha relevo o uso de ferramentas visuais para decodificar processos evocados pelas “últimas imagens”, tanto as perturbadoras quanto as de potencial para ressignificar.

Abstract

Through a mnemonic process engaging members of a family who went through an episode of violence in 2007, this article evinces comparative signs between the collective act of traumatic remembrance and the photographic study. Among the testimonies and analyses of homemade pictures, some visual tools stand out: those that might decode processes evoked by the “last images”, either to disturb or to reframe the stories.   

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Biografia do Autor

Eduardo Prado Cardoso, Universidade Católica Portuguesa

Doutorando em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa, pesquisa representações cibernéticas de assassinatos no Brasil dos anos 2010, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Graduado em Audiovisual pela ECA-USP (2011). Mestre em Realização Cinematográfica (2017), com bolsa da Comissão Europeia em Portugal (Universidade Lusófona), Reino Unido (Edinburgh Napier University) e Estônia (Tallinn University).

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Cardoso, E. P. (2021). As últimas imagens: rememoração familiar, trauma e fotografia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.106663

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Trauma