A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, as definições do Banco Mundial e os desafios da educação pública no Brasil

Autores/as

  • Patrícia Marchand Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariângela Bairros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julia Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Ensino Médio, Base Nacional Curricular, Políticas Educacionais, Legislação Educacional

Resumen

Neste artigo, realizou-se uma análise da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, sua relação com a Lei 13.415 de 2017 que institui a reforma do Ensino Médio e com as diretrizes instituídas pelo Banco Mundial para a educação brasileira - expressas no documento intitulado de “Um ajuste justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” publicado em novembro de 2017. Não há como desvincular a BNCC da reforma do ensino médio e das diretrizes instituídas pelo Banco Mundial. Destaca-se que o foco do debate nacional deve estar centrado na revogação da Lei 13.415 de 2017 e da EC 95/2017, e não apenas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Publicado

2018-10-11

Cómo citar

Marchand, P., Bairros, M., & Amaral, J. (2018). A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, as definições do Banco Mundial e os desafios da educação pública no Brasil. Políticas Educativas – PolEd, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87291