Artefatos culturais, tempo livre e educação dos sentidos: Contribuições para uma crítica do presente

Autores

  • Inés Scarlato 
  • Karen Kühlsen 

Resumo

O trabalho expõe uma série de elementos conceituais que contribuem para a compreensão e análise das formas culturais na contemporaneidade, a partir de uma perspectiva que dimensiona a complexa relação entre a sua produção, distribuição e recepção, tendo em vista uma compreensão do tempo livre orientada por uma dimensão da crítica do presente. Nesta perspectiva, explora-se a noção de artefato cultural a partir de produções atuais, estabelecendo diálogo com elementos das obras de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Hannah Arendt. Analisa-se, em destaque, as consequências da primazia da forma mercadoria nas sociedades modernas, o que afeta tanto as formas de produção cultural quanto as possibilidades de uma educação sensível. Neste marco, identifica-se na relação entre educação e tradição uma possibilidade de habilitação para a crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inés Scarlato 

Doctoranda del Programa de Posgrado en Ciencias de la Educación en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de la Plata (UNLP), Argentina. Magister en Educación por la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil. Licenciada en Educación Física por el Instituto Superior de Educación Física (ISEF) de la Universidad de la República (Udelar), Montevideo, Uruguay. Docente Asistente del Departamento de Educación Física, Tiempo libre y Ocio (ISEF/Udelar) y co-directora del Grupo de investigación Educación, sociedad y tiempo libre (ISEF/CSIC/Udelar y NEPI/AUGM). Es autora de artículos y capítulos de libros donde aborda la cuestión del tiempo libre en las sociedades modernas y contemporáneas.

Karen Kühlsen 

Maestranda del Programa de Posgrado en Ciencias Humanas con opción en Antropología de la Región de la Cuenca del Plata de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FHCE) de la Universidad de la República (UdelaR), Uruguay. Licenciada en Educación Física por el Instituto Superior de Educación Física (ISEF) de la Universidad de la República (Udelar), Montevideo, Uruguay. Docente Adjunta del Departamento de Educación Física, Tiempo libre y Ocio (ISEF/Udelar) y co-directora del Grupo de investigación Educación, sociedad y tiempo libre (ISEF/CSIC/Udelar y NEPI/AUGM). Es autora de artículos y capítulos de libros donde aborda la cuestión del tiempo libre y el juego en las sociedades modernas.

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Scarlato , I., & Kühlsen , K. (2023). Artefatos culturais, tempo livre e educação dos sentidos: Contribuições para uma crítica do presente. Políticas Educativas – PolEd, 16(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/133187