Políticas públicas para formação continuada de professores no ensino médio

Autores/as

  • Larissa Martins Freitas Universidade Federal de Santa Maria
  • Celso Ilgo Henz Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Melissa Noal da Silveira Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Ensino Médio, Políticas públicas, Formação docente

Resumen

Este texto objetiva traçar um panorama inicial do sentir/pensar/agir dos professores e dos gestores das escolas de Ensino Médio em relação às políticas públicas de/para formação docente vivenciadas por eles ao longo da profissão. Trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento, realizada dentro do projeto de pesquisa “Humanização e cidadania na escola: diálogos com professores”, que tem como lócus as escolas públicas de ensino médio da cidade de Santa Maria, RS. As reflexões apresentadas partem das principais políticas públicas de formação docente promulgadas no Brasil e das colocações feitas pelos docentes e gestores participantes desta investigação a partir dos questionários. Nesta primeira fase da pesquisa, foram distribuídos 220 questionários, dos quais retornaram 73, respondidos por professores e gestores das dezenove escolas de ensino médio da cidade. Evidenciamos um distanciamento entre as formulações das Políticas Públicas e a realidade da escola, devido a empecilhos no (re)conhecimento da legitimidade das proposições, pela ausência de diálogo entre as partes envolvidos e pela falta de um projeto mais democrático de educação nacional; ainda assim os professores e as professoras têm na resistência a busca por uma educação pública e de qualidade, em que as auto(trans)formações se tornem e se efetivem como processos formativos nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

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Biografía del autor/a

Larissa Martins Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mestre em Educação.

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

Professor associado IV da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Centro de Educação/Departamento de Administração Escolar. Pesquisador pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria - Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Centro de Educação/Departamento de Metodologia da Pesquisa. Pesquisadora pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria - Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional.

Melissa Noal da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

Freitas, L. M., Henz, C. I., Bolzan, D. P. V., & Silveira, M. N. da. (2018). Políticas públicas para formação continuada de professores no ensino médio. Políticas Educativas – PolEd, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87814