O Programa Escola 10 no estado de Alagoas e a política de responsabilização educacional por meio de avaliações em larga escala

Autores/as

  • Karla de Oliveira Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Cristina Maria da Silva Torquato UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Valderlâni Viana Leite UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Patrícia Tavares da Mota UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Resumen

O Programa Escola 10, foi implantado em 2018 no estado de Alagoas, através da Lei nº 8.048/2018. É uma política de governo, que almeja alavancar os indicadores educacionais, através de um regime de colaboração entre estado e municípios. Nesse sentido, partimos da problemática: De que forma os resultados das avaliações externas tem se articulado com a política de responsabilização educacional no Estado de Alagoas, tendo como base o Programa Escola 10? O objetivo geral desse estudo foi analisar as articulações entre as avaliações externas estaduais e nacionais e a política de responsabilização educacional em Alagoas através do Programa Escola 10. A investigação possui abordagem qualitativa, adotando a revisão bibliográfica e a análise documental. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Diante do exposto, concluímos que o Programa Escola 10 segue os ditames das políticas de accountability, a partir do tripé: responsabilização, prestação de contas e avaliação. Sendo as avaliações,  essenciais para o êxito e adesão dos 102 municípios a esta política do Estado de Alagoas, causando uma cooptação das redes de ensino em troca de bonificações significativas para aquelas que atingirem as metas estabelecidas.

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Biografía del autor/a

Cristina Maria da Silva Torquato, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda do curso de Pedagogia, do Campus II – Santana do Ipanema da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Bolsista PIBIC/FAPEAL.

Valderlâni Viana Leite, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda do curso de Pedagogia, do Campus II – Santana do Ipanema, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Bolsista PIBIC/FAPEAL.

Patrícia Tavares da Mota, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda do curso de Pedagogia, do Campus II – Santana do Ipanema, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Bolsista Voluntária PIBIC.

Publicado

2023-02-24

Cómo citar

de Oliveira Santos, K., da Silva Torquato, C. M. ., Viana Leite, V., & Tavares da Mota, P. (2023). O Programa Escola 10 no estado de Alagoas e a política de responsabilização educacional por meio de avaliações em larga escala. Políticas Educativas – PolEd, 16(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/128045