Entre espectros e imigrantes/Between specters and immigrants
um olhar sobre Os fantasmas, de César Aira/ a look at Los fantasmas, by César Aira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.140471Resumo
Este trabalho propõe uma leitura do romance Os fantasmas (1990), de César Aira, que fabula um edifício em construção, o qual é erguido conforme se desenvolve a narrativa. A história nuclear se passa no último dia do ano e gira em torno de uma família de imigrantes chilenos que vive na Argentina em situação ilegal e que habita provisoriamente o terraço do edifício em questão, uma vez que o pai, Raúl Vinãs, se divide entre os postos de mestre de obras e zelador do local. Além dessa família, o prédio é também habitado por fantasmas, que, ademais de darem título ao livro, estabelecem um papel central na trama. Os conflitos laborais das personagens têm como cenário o contexto de redemocratização da Argentina, marcado pelo modelo político-econômico neoliberal, mas Aira nos prega peças, e os caminhos que o autor percorre por entre os andares do prédio, localizado no bairro de Flores, em Buenos Aires, são labirínticos e cheios de armadilhas. Longe do desejo de criar um retrato social do período em questão, e expondo fraturas entre a ficção e a realidade, Aira constrói microcosmos caracterizados por seu caráter anacrônico e heterotópico, fazendo da literatura um espaço de afirmação de formas de vida que, por um lado, suspendem normatividades sociais e tensionam relações entre o humano e o monstruoso, e, por outro, mobilizam ficcionalmente problemáticas que envolvem a propriedade privada e as possibilidades de partilhar o mundo sensível diante da precariedade.
Palavras-chave: César Aira; neoliberalismo; heterotopia; anacronia; monstruosidade.
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Referências
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