Entre espectros e imigrantes/Between specters and immigrants

um olhar sobre Os fantasmas, de César Aira/ a look at Los fantasmas, by César Aira

Autores/as

  • Aline Rocha de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.140471

Resumen

Este trabalho propõe uma leitura do romance Os fantasmas (1990), de César Aira, que fabula um edifício em construção, o qual é erguido conforme se desenvolve a narrativa. A história nuclear se passa no último dia do ano e gira em torno de uma família de imigrantes chilenos que vive na Argentina em situação ilegal e que habita provisoriamente o terraço do edifício em questão, uma vez que o pai, Raúl Vinãs, se divide entre os postos de mestre de obras e zelador do local. Além dessa família, o prédio é também habitado por fantasmas, que, ademais de darem título ao livro, estabelecem um papel central na trama. Os conflitos laborais das personagens têm como cenário o contexto de redemocratização da Argentina, marcado pelo modelo político-econômico neoliberal, mas Aira nos prega peças, e os caminhos que o autor percorre por entre os andares do prédio, localizado no bairro de Flores, em Buenos Aires, são labirínticos e cheios de armadilhas. Longe do desejo de criar um retrato social do período em questão, e expondo fraturas entre a ficção e a realidade, Aira constrói microcosmos caracterizados por seu caráter anacrônico e heterotópico, fazendo da literatura um espaço de afirmação de formas de vida que, por um lado, suspendem normatividades sociais e tensionam relações entre o humano e o monstruoso, e, por outro, mobilizam ficcionalmente problemáticas que envolvem a propriedade privada e as possibilidades de partilhar o mundo sensível diante da precariedade.

Palavras-chave: César Aira; neoliberalismo; heterotopia; anacronia; monstruosidade.

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Biografía del autor/a

Aline Rocha de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora substituta de Literatura Brasileira e Teoria Literária da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Doutora em Literatura Comparada (2020) e mestra em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura (2016) pela Universidade Federal Fluminense. Realizei estágio de doutoramento sanduíche (2017) na Universidade de Buenos Aires (UBA), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior e com financiamento da Capes. Licenciada e bacharela em Letras com habilitação em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2013), onde desenvolvi pesquisa de Iniciação Científica em Teoria Literária pela Fapesp. Em 2012, com o apoio do Programa de Bolsas de Intercâmbio por Mérito Acadêmico da Reitoria da USP, cumpri parte da graduação na Universidade Nacional de Córdoba (UNC/Argentina). Fui membro da equipe editorial da Revista Gragoatá e tutora do Instituto de Letras da UFF, onde desenvolvi cursos extracurriculares de língua e literatura, com o intuito de estimular a inclusão e a permanência dos alunos dos primeiros períodos. Tenho experiência em Formação de Professores, Estudos Culturais, Teoria Literária e Literatura Comparada com ênfase em Literatura Latino-Americana Contemporânea.

Citas

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Publicado

2024-10-28

Cómo citar

Rocha de Oliveira, A. (2024). Entre espectros e imigrantes/Between specters and immigrants: um olhar sobre Os fantasmas, de César Aira/ a look at Los fantasmas, by César Aira. Nau Literária, 20(01), e–140471. https://doi.org/10.22456/1981-4526.140471

Número

Sección

Dossiê: a literatura e os fins do capitalismo