Movimento do tempo e eterno começar do começo / Time's movement and the eternal beginning of the beginning

o foco narrativo em mosaico como forma em O Pássaro Transparente / the narrative focus as a mosaic as form in O pássaro transparente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.127077

Palavras-chave:

Osman Lins, Foco narrativo, Nove, novena

Resumo

A partir de Nove, novena (1994) o projeto literário de Osman Lins intensifica-se pelo apurado rigor formal, apropriado à apreensão sutil de experiências humanas localizadas nos limites mesmos da linguagem. Em diálogo com críticos como Sandra Sidrini (2010), Rosenfeld (1970), José Paulo Paes (1994) e Barbosa (1975), examinamos no conto O pássaro transparente o mecanismo estético do foco narrativo em mosaico, levantando a hipótese de lê-lo como formalização do tempo como paradoxal enriquecimento na ruína subjetiva. Propomos que a beleza e o efeito estético do conto derivam de seu singular lirismo narrativo, possibilitado pelo dispositivo do foco narrativo em mosaico. Partindo da reflexão de Haroldo de Campos (1977) sobre a mescla de gêneros na literatura latino-americana como sintoma de modernidade, analisamos o especial uso do foco narrativo, técnica descrita teoricamente por Friedman (2002), em O pássaro transparente, lendo-o como bela apreensão estética do movimento do tempo, que tentamos descrever no conceito de re-mora.

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Biografia do Autor

Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn

Atualmente é mestrando em Komparatistik und Vergleichende Literatur pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Tem experiência na área de Educação. Foi professor no colégio Ideia e atuou por cinco anos como professor no projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, Vestibular Cidadão, além de ter atuado durante dois anos em cursos preparatórios para vestibulares e concursos. Foi um dos fundadores do Projeto Aprendizagem Solidária, realizado em parceria com a Escola Estadual de Referência Cícero Dias e com o Diário de Pernambuco. Durante a graduação em Letras na Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu três pesquisas de iniciação científica na área de Linguística e Educação e duas outras pesquisas na área de Literatura Brasileira, uma das quais foi premiada no II Congresso Virtual de Iniciação Científica. Participa do grupo de pesquisa Belvidera, Estudos Oitocentistas, desde 2018. É membro do Núcleo de estudos em Literatura, Subjetividade e Forma, em que participa ativamente nos seminários semanais e na organização anual do Seminário de Literatura, Ficção e Conhecimento.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Loureiro Pereira da Mota Ramos, G. (2023). Movimento do tempo e eterno começar do começo / Time’s movement and the eternal beginning of the beginning: o foco narrativo em mosaico como forma em O Pássaro Transparente / the narrative focus as a mosaic as form in O pássaro transparente. Nau Literária, 19(01), e–127077. https://doi.org/10.22456/1981-4526.127077