Movimento do tempo e eterno começar do começo / Time's movement and the eternal beginning of the beginning
o foco narrativo em mosaico como forma em O Pássaro Transparente / the narrative focus as a mosaic as form in O pássaro transparente
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.127077Palavras-chave:
Osman Lins, Foco narrativo, Nove, novenaResumo
A partir de Nove, novena (1994) o projeto literário de Osman Lins intensifica-se pelo apurado rigor formal, apropriado à apreensão sutil de experiências humanas localizadas nos limites mesmos da linguagem. Em diálogo com críticos como Sandra Sidrini (2010), Rosenfeld (1970), José Paulo Paes (1994) e Barbosa (1975), examinamos no conto O pássaro transparente o mecanismo estético do foco narrativo em mosaico, levantando a hipótese de lê-lo como formalização do tempo como paradoxal enriquecimento na ruína subjetiva. Propomos que a beleza e o efeito estético do conto derivam de seu singular lirismo narrativo, possibilitado pelo dispositivo do foco narrativo em mosaico. Partindo da reflexão de Haroldo de Campos (1977) sobre a mescla de gêneros na literatura latino-americana como sintoma de modernidade, analisamos o especial uso do foco narrativo, técnica descrita teoricamente por Friedman (2002), em O pássaro transparente, lendo-o como bela apreensão estética do movimento do tempo, que tentamos descrever no conceito de re-mora.
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