Resenha do Livro
"Operação impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato"
DOI:
https://doi.org/10.22456/2178-8839.145134Palavras-chave:
Operação Lava Jato. Impeachment. Dilma Rousseff. Michel Temer.Resumo
Em “Operação Impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato” (2023), Fernando Limongi analisa as crises político-institucionais e sociais que levaram à destituição de Dilma Rousseff (2011-2016) e a emergência da coalizão de poder que integrou o governo de Michel Temer (2016-2018). O autor realiza um rastreamento de processos desde a candidatura de Rousseff em 2010 até as denúncias de corrupção contra Temer, que assumiu a presidência após o impeachment em maio de 2016. A utilização de fontes secundárias cumpre o papel de descrever, encadear e analisar os acontecimentos centrais à narrativa do impeachment e a conjuntura posterior à destituição de Rousseff. Os fatos são narrados em cinco capítulos principais, dividindo-os entre atores centrais à narrativa do impeachment: a presidenta Dilma Rousseff, a oposição coordenada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e os movimentos sociais, o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, o presidente Michel Temer e os juízes que comandaram a Operação Lava Jato de Brasília a Curitiba.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidente (2016-2018: Michel Temer). Discurso do Presidente da República, Michel Temer, durante cerimônia de posse dos novos ministros de Estado. Palácio do Planalto, Brasília, 12 mai. 2016a. Disponível em: <http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/michel-temer/discursos-do-presidente-da-republica/discurso-do-presidente-da-republica-michel-temer-durante-cerimonia-de-posse-dos-novos-ministros-de-estado-palacio-do-planalto>. Acesso em: 9 abr. 2024.
BRASIL. Presidente (2016-2018: Michel Temer). Discurso do Presidente interino, Michel Temer, durante cerimônia de apresentação das medidas econômicas. Palácio do Planalto, Brasília, 24 mai. 2016b. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/michel-temer/discursos-do-presidente-da-republica/discurso-do-presidente-interino-michel-temer-durante-cerimonia-de-apresentacao-das-medidas-economicas-brasilia-df. Acesso em: 30 out. 2023.
BARBOSA-FILHO, Nelson. Revisionismo histórico e ideologia: as diferentes fases da política econômica dos governos do PT. Brazilian Keynesian Review, Campinas, v. 4, n. 1, p. 102-115, 2018.
DA ROS, Luciano; TAYLOR, Matthew. Brazilian politics on trial: corruption and reform under democracy. Colorado: Lynne Rienner Publishers, 2022.
LIMONGI, Fernando. Operação impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato. São Paulo: Todavia, 2023.
SINGER, André. O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). Editora Companhia das Letras, 2018.
SOUZA, Viviane Brito de. O campo patriota antes da “nova direita”: o caso do Revoltados Online. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letra e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yuri Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, que permite seu uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, bem como sua transformação e criações a partir dele, desde que o(a) autor(a) e a fonte originais sejam creditados. Ainda, o material não pode ser usado para fins comerciais, e no caso de ser transformado, ou servir de base para outras criações, estas devem ser distribuídas sob a mesma licença que o original.
b. Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores(as) têm permissão para publicar, nos repositórios considerados pela Conjuntura Austral, a versão preprint dos manuscritos submetidos à revista a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores(as) têm permissão e são incentivados(as) a publicar e distribuir online (em repositórios institucionais e/ou temáticos, em suas páginas pessoais, em redes ou mídias sociais, etc.) a versão posprint dos manuscritos (aceitos e publicados), sem qualquer período de embargo.
e. A Conjuntura Austral: journal of the Global South, imbuída do espírito de garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto, é signatária da Declaração do México sobre o uso da licença Creative Commons BY-NC-SA para garantir a proteção da produção acadêmica e científica em acesso aberto.