Revisitando a política nuclear dos governos de Richard Nixon e de Gerald Ford (1969-1977)

Autores/as

  • Leonardo Carvalho Leite Azeredo Bandarra German Institute of Global and Area Studies (GIGA) Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen) http://orcid.org/0000-0003-2736-0404

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.72117

Palabras clave:

Governo Nixon, Governo Ford, Não-Proliferação Nuclear, Henry Kissinger, Política Nuclear, Distensão Nuclear,

Resumen

Este artigo examina a política nuclear das administrações de Richard Nixon e Gerald Ford, por meio da análise de fontes primárias e secundárias sobre principais fatores internacionais e domésticos que as influenciaram. Argumenta-se que as diretrizes de longo prazo da política nuclear americana foram desenvolvidas nesse período, entre 1969 e 1977. Essas diretrizes podem ser divididas em três pontos principais. O primeiro é a plurilateralização do regime de não-proliferação nuclear e restrição do fornecimento de tecnologia de dual. Isso significou encontrar alternativas para instituições multilaterais existentes, por meio de negociações bilaterais de desarmamento com a URSS e por meio da criação de arranjos plurilaterais, como o GSN. O segundo ponto foi o compartilhamento da gestão da ordem internacional com poderes regionais, de modo a criar equilíbrio de poder favorável aos EUA. A última diretriz foi o aumento da competitividade das empresas americanas via privatização do setor nuclear. Este último ponto foi viabilizado na administração da Ford, dado o fracasso da iniciativa inicial de Nixon, e levou à consolidação de estrutura burocrática capaz de evitar mudanças drásticas na política de seguridade nuclear.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Carvalho Leite Azeredo Bandarra, German Institute of Global and Area Studies (GIGA) Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen)

Research Fellow e membro do programa de doutorado do GIGA (German Institute of Global ad Area Studies), em Hamburgo, e doutorando em Ciências Sociais (concentração em Ciência Política) pela Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen), Alemanha. Bolsista da Fundação Friedrich Ebert.

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Bandarra, L. C. L. A. (2018). Revisitando a política nuclear dos governos de Richard Nixon e de Gerald Ford (1969-1977). Conjuntura Austral, 9(45), 28–42. https://doi.org/10.22456/2178-8839.72117

Número

Sección

INVESTIGACIÓN