Chamada de Artigos: os 100 primeiros dias da política externa do novo Governo Lula

2022-12-14

O retorno do Brasil às Relações Internacionais?
Avaliando os 100 primeiros dias da política externa do novo Governo Lula


Eleito no segundo turno com mais de 60 milhões de votos, Lula retorna à presidência do Brasil para um terceiro mandato, com enormes desafios nacionais e internacionais. Internamente, tem como tarefas conter o aumento da miséria e da fome, buscar pacificar o país depois de anos de instabilidades políticas, fortalecer as instituições nacionais e democráticas, e, ao mesmo tempo, recuperar a capacidade de crescimento e desenvolvimento econômico.

As Relações Internacionais do Brasil são outro desafio. Mais de uma década após o término do mandato de Lula, a política externa brasileira se alterou drasticamente. Em 2010, o Brasil alcançava prestígio internacional, com atuação assertiva em diversas arenas globais. Entretanto, os efeitos da crise política e econômica interna e as transformações internacionais atingiram as bases deste modelo de inserção internacional, fragilizando-o e mostrando as suas limitações. Neste contexto, o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff marcou a ascensão de um novo bloco de poder no Brasil, consolidado na eleição de Jair Bolsonaro. A nova política externa de Bolsonaro provocou uma ruptura com a tradição diplomática brasileira, e imprimiu, sob viés conservador, uma intensa desarticulação de projetos em andamento, tendo como resultados a desestruturação da Unasul, o afastamento de parceiros tradicionais, o enfraquecimento da cooperação Sul-Sul e a desconfiança do Brasil como parceiro confiável. No cenário das negociações do meio ambiente, o Brasil perdeu sua proeminência e capacidade de articulação, como ficou evidente nas últimas Cúpulas do Clima. O Brasil acumulou, nos últimos anos, um grande desgaste na área internacional.

As primeiras movimentações do novo governo eleito apontam para rapidamente alterar a postura internacional do Brasil, o que tem gerado boa receptividade externa, como visto na COP 27. A frase síntese é de que o “Brasil voltou ao cenário internacional”. Como será a política externa brasileira de Lula neste terceiro mandato? Conseguirá recuperar a capacidade de articulação do Brasil nos fóruns multilaterais? Reconstruirá o projeto de integração regional? Quais serão as parcerias estratégicas elencadas? Como se movimentará num cenário internacional mais complexo, marcado pela ampliação dos conflitos? Quais são as novidades a serem trazidas nesse terceiro mandato? Será capaz de conciliar interesses externos tão diversos quanto os de sua base de apoio? Estas são algumas das questões que pretendemos suscitar com este dossiê promovido pela Conjuntura Austral. A análise dos 100 primeiros dias de governo é usual entre os analistas políticos. É o período no qual um novo governo aponta as novas direções, no qual se confronta o plano de governo eleitoral com suas primeiras práticas, e também onde se verifica o peso das heranças deixadas pelos governos anteriores. Este dossiê, dessa forma, espera receber artigos acadêmicos que avaliem os primeiros 100 dias da política externa do Governo Lula, que iniciará em 1 de janeiro de 2023. Serão considerados artigos que discutam as mudanças estruturais da política externa brasileira, as relações bilaterais, o regionalismo e o papel do Brasil nos fóruns multilaterais. Ademais, recortes sobre interesses de grupos de pressão internos, novas coalizões de poder, bem como os constrangimentos e a recepção internacional também fazem parte do escopo deste dossiê.

Os artigos deverão ser enviados até o dia 20 de junho de 2023 e submetidos por meio do sistema da revista, que pode ser acessado neste link. Todos os artigos passarão por um processo de revisão duplo-cego por pares, e não há cobrança de qualquer tipo de taxa pela revista. As diretrizes e normas de publicação, bem como as instruções para submissão, podem ser encontradas no website da revista.

A publicação dos artigos selecionados está prevista para a edição v.14, n.68 (Out. -Dez.) da revista. Qualquer pergunta ou dúvida referente a este número especial da revista pode ser enviada à equipe editorial da revista (conjunturaaustral@ufrgs.br) e também aos editores do dossiê, Dr.ª Miriam Gomes Saraiva (miriamsaraiva@uerj.br) e Dr. André Luiz Reis da Silva (reisdasilva@hotmail.com).