Itaipu na política externa brasileira dos governos Lula-Lugo
embates e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22456/2178-8839.139619Palavras-chave:
Itaipu, Política Externa Brasileira, Relações Brasil-ParaguaiResumo
Em 2023, a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu (1973) colocou as relações entre Brasil e o Paraguai em relevo na agenda política regional. Esse tema sensível apresenta os limites, os desafios e as possibilidades da integração energética regional. Diante desse cenário, a presente resenha visa analisar criticamente o livro “Itaipu na política externa brasileira dos governos Lula-Lugo: embates e desafios”, de Sara B. Toledo, que aborda o papel de Itaipu na política externa brasileira, em especial nas renegociações do Tratado de Itaipu (2008-9). O objetivo é examinar os pontos positivos e eventuais fragilidades desse trabalho sobre uma temática que, apesar de sua relevância, não é conhecida pelo grande público. Para tanto, fez-se uma comparação com as obras publicadas no Brasil sobre o tema. Apresentou-se os aspectos originais do livro, tais como os debates do processo de ratificação do Acordo Lula-Lugo (2009) e a atuação dos diversos atores brasileiros.
Downloads
Referências
BETIOL, Laércio. Itaipu: modelo avançado de cooperação internacional na Bacia do Prata. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008.
BRUN, Daniel Abente; MASI, Fernando; FLORENTÍN, Carlos G. Política exterior brasileña: oportunidades y obstáculos para el Para-guay. Asunción: Editorial Servilibro, 2017.
CARNEIRO FILHO, Camilo; ESPOSITO NETO, Tomaz. Historical relations between Brazil and Paraguay: negotiations and quarrels behind Itaipu Dam. Conjuntura Austral, v. 13, n. 62, p. 77-91, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/2178-8839.116432
ESPÓSITO NETO, Tomaz; PAULA, Orlando F. Um balanço das relações brasileiro-paraguaias nos governos Lula/Dilma (2003-2012). In: THOMAZ, L. F.; MATHIAS, S. K. e OLIVEIRA, M F. (Orgs.). Diálogos sul-americanos: 10 anos da política exterior. Marília: Cultura Acadêmica, 2015.
ESPÓSITO NETO, Tomaz. Itaipu e as relações brasileiro-paraguaias: fronteiras, energia e poder. Curitiba: Appris, 2020.
ESPÓSITO NETO, Tomaz. As posições paraguaias sobre as renegociações do Anexo C do Tratado de Itaipu (2023): uma visão divergen-te, crítica e brasileira. Paraguayan positions on the renegotiations of Annex C of Itaipu Treaty (2023): a divergent, critical Brazilian view. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/neiba.2023.74790
ITAIPU. Perguntas Frequentes. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional [online], 2024. Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/perguntas-frequentes. Acesso em: 27 de março de 2024.
MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MASI, Fernando; ROJAS, Gustavo. La inserción internacional del Paraguay en democracia. Asunción: El Lector, 2019.
MILZA, Pierre. Política interna e política externa. In: RÉMOND, R. (Org.). Por uma história política. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
PUTNAM, Robert. Diplomacia e política doméstica: a lógica dos jogos de dois níveis. Revista de Sociologia e Política [online], v. 18, n. 36, p. 147-174, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782010000200010
TOLEDO, Sara. O Paraguai na agenda da política externa do governo Lula: a renegociação do Tratado de Itaipu no governo Lugo. Mon-ções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, v. 6, n.12, p. 395-430, 2017. DOI: https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6839
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tomaz Espósito Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, que permite seu uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, bem como sua transformação e criações a partir dele, desde que o(a) autor(a) e a fonte originais sejam creditados. Ainda, o material não pode ser usado para fins comerciais, e no caso de ser transformado, ou servir de base para outras criações, estas devem ser distribuídas sob a mesma licença que o original.
b. Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores(as) têm permissão para publicar, nos repositórios considerados pela Conjuntura Austral, a versão preprint dos manuscritos submetidos à revista a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores(as) têm permissão e são incentivados(as) a publicar e distribuir online (em repositórios institucionais e/ou temáticos, em suas páginas pessoais, em redes ou mídias sociais, etc.) a versão posprint dos manuscritos (aceitos e publicados), sem qualquer período de embargo.
e. A Conjuntura Austral: journal of the Global South, imbuída do espírito de garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto, é signatária da Declaração do México sobre o uso da licença Creative Commons BY-NC-SA para garantir a proteção da produção acadêmica e científica em acesso aberto.