ADOÇÃO DO PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL: ANÁLISE LONGITUDINAL DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA ELETROBRAS
Palavras-chave:
Análise de demonstrações. Indicadores econômico-financeiros. Setor Elétrico.Resumo
A contabilidade do setor elétrico brasileiro sofreu modificações ao longo do tempo, principalmente, pela publicação do Manual de Contabilidade do Setor Elétrico (MCSE) com instruções regulatórias para o setor em 2001 e pela adoção do padrão contábil internacional em 2010. O objetivo deste estudo é analisar as alterações contábeis e regulamentares no setor elétrico pela evolução da situação econômico-financeira nas demonstrações da Eletrobras, entre os anos de 1998 e 2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva nos objetivos e documental nos procedimentos. O estudo buscou entender as alterações na contabilidade do setor e as principais diferenças entre a contabilidade societária e a regulatória e descrever a evolução da situação financeira da Eletrobras em relação às mudanças na contabilidade da área. A amostragem foi não probabilística por acessibilidade (ou conveniência) às informações. A escolha da empresa se deu pelo fato de esta ser a maior empresa brasileira na área elétrica. Verificou-se que os demonstrativos sofreram reclassificações para atender mudanças nas normas societárias. A análise de indicadores revelou aumento no endividamento e diminuição na liquidez. Os retornos sobre o patrimônio líquido e ativos sofreram redução no fim do período, principalmente devido à redução no Resultado Líquido e no Operacional. Concluiu-se que as alterações na contabilidade do setor elétrico não foram significativas nos indicadores. Nos últimos quatro anos a empresa mostrou tendência à instabilidade financeira. As diferenças da contabilidade regulatória para a societária podem ter afetado alguns indicadores, a exemplo do Arrendamento Mercantil. Estudos futuros poderiam comparar analiticamente as duas contabilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.