ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FUTUROS CONTADORES FRENTE À OCORRÊNCIA DO EFEITO FORMULAÇÃO/FRAMING E DE SEUS VIESES: UM ESTUDO COM FOCO NA ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL
Palavras-chave:
Teoria dos prospectos, Efeito framing, IFRS, Vieses de decisão, Graduando em Ciências ContábeisResumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo decisório de graduandos do curso de Ciências Contábeis frente aos efeitos da Teoria dos Prospectos, em especial ao efeito framing, tendo como base a necessidade de julgamentos trazida pelo processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil. O efeito framing é a possibilidade de se alterar a decisão de um indivíduo apresentando uma mesma questão em termos de conteúdo com alterações sutis na sua apresentação. Foram aplicados seis tipos de questionários com quatro questões a uma amostra de 273 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública no Rio de Janeiro, abrangendo todos os períodos da grade curricular. Além disso, buscou-se segmentar os resultados com base em três variáveis de controle: gênero, coeficiente de rendimento acumulado (CRA) e experiência acadêmica do respondente. Os resultados evidenciam que, na amostra como um todo, foi constatado o efeito framing apenas na questão 4. Em relação ao gênero, as mulheres demonstraram maior suscetibilidade à influência do efeito nas questões 1 e 4. Já os homens, apenas na quarta. Sobre o CRA, houve diferença na primeira questão em que aqueles que tinham CRA baixo apresentaram o viés do efeito. Nas outras questões, tanto os estudantes com CRA baixo quanto alto se comportaram como a amostra total. Em relação à variável experiência acadêmica, os dois grupos mostraram decisões similares, assim como em relação à amostra geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.