UM CONVITE PARA A HISTÓRIA DA PROFISSÃO CONTABILÍSTICA EM PORTUGAL: GLOSSÁRIO DE ÉTICA, DEONTOLOGIA E DE PERSONALIDADES HISTÓRICAS

Autores

  • Catarina Fortes ISCAC | Coimbra Business School
  • Miguel Gonçalves ISCAC | Coimbra Business School
  • Cristina Góis ISCAC | Coimbra Business School

Palavras-chave:

Ética, Deontologia, História da Contabilidade, Glossário, Profissão Contabilística, Portugal.

Resumo

Ética, deontologia e história são três dimensões, entre outras, associadas à profissão contabilística. Neste sentido, o artigo sistematiza, em forma de glossário, alguns termos escolhidos para representar essas três dimensões. Para tal, foram selecionadas 41 entradas que se pretendem representativas das vertentes ética, deontológica e histórica adstritas à atividade de contabilista em Portugal. O estudo inicia-se com a palavra accountability e termina com a expressão zelo profissional. Para a recolha de informação foi usado o método bibliográfico de pesquisa. O principal objetivo do artigo é dar relevo a conceitos imprescindíveis para uma atuação ética e deontológica do profissional de contabilidade e sublinhar, bem assim, algumas personalidades e instituições marcantes para a história da contabilidade portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

FORTES, C.; GONÇALVES, M.; GÓIS, C. UM CONVITE PARA A HISTÓRIA DA PROFISSÃO CONTABILÍSTICA EM PORTUGAL: GLOSSÁRIO DE ÉTICA, DEONTOLOGIA E DE PERSONALIDADES HISTÓRICAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 51, p. 46–60, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/120964. Acesso em: 4 dez. 2022.