RELATO INTEGRADO: NÍVEL DE ADERÊNCIA DOS INDICADORES-CHAVE DOS CAPITAIS NÃO FINANCEIROS DAS EMPRESAS DO SETOR FINANCEIRO

Autores

  • Amanda Gomes Paredes Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). (Foz do Iguaçu - PR).
  • Fabíola Graciele Besen Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ricardo Santana de Almeida Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). (Foz do Iguaçu - PR).

Palavras-chave:

Relato Integrado. Capitais Não Financeiros. Indicadores-chave.

Resumo

O objetivo geral do estudo é identificar o nível de aderência em relação aos capitais não financeiros das empresas do setor financeiro da B3 que publicaram o Relato Integrado em 2018. Estes capitais se restringem a Capital Natural, Capital Humano, Capital Social e de Relacionamento e Capital Intelectual. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva, método dedutivo, abordagem quantitativa e pesquisa documental para coleta de dados. A população é composta por 26 empresas do setor financeiro cadastradas no Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Após a coleta de dados, foi definida a amostra composta por apenas 11 (42,31%) empresas pois foram as que divulgaram o Relato Integrado no período de 2018. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizado na análise um checklist composto por 34 indicadores-chave, que resultou em um Índice de Divulgação de Capital por empresa. A partir do índice foi possível identificar os níveis de aderência das empresas. De modo geral, observou-se que os níveis de aderência foram baixos pois nenhuma empresa obteve o melhor nível (Nível 1). Em relação aos níveis de aderência, os resultados foram: nível “Satisfatório” com 03 empresas da amostra. No nível “Insatisfatório”, 05 empresas e classificadas no nível “Ruim”, 03 empresas da amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gomes Paredes, Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). (Foz do Iguaçu - PR).

Graduada em Ciências Contábeis - Unioeste (Foz do Iguaçu). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil, Tributária e Previdenciária - Unioeste.

Fabíola Graciele Besen, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente no curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçú. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável. Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE.

Ricardo Santana de Almeida, Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). (Foz do Iguaçu - PR).

Graduação em Ciências Contábeis. Mestrando em Contabilidade - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2022-04-30