ATIVOS INTANGÍVEIS: FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • José Luiz dos Santos
  • José Mário Matsumura Gomes
  • Luciane Alves Fernandes
  • Paulo Roberto Pinheiro
  • Paulo Schmidt

Palavras-chave:

Ativos intangíveis. Vantagem competitiva. Goodwill.

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal demonstrar que os ativos intangíveis proporcionam à empresa uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para atingir esse objetivo, o estudo está dividido em três partes. A primeira parte inclui o referencial teórico, que inicia com uma breve caracterização de ativos intangíveis, destacando o conceito, a natureza e suas características econômicas. A segunda parte trata da identificação das fontes de geração de ativos intangíveis, suas características econômicas, especialmente a capacidade de exclusão parcial e os riscos inerentes. A terceira parte apresenta as principais espécies de ativos intangíveis. Finalmente são levantadas algumas conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTOS, José Luiz dos; GOMES, José Mário Matsumura; FERNANDES, Luciane Alves; PINHEIRO, Paulo Roberto; SCHMIDT, Paulo. ATIVOS INTANGÍVEIS: FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 6, n. 10, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11227. Acesso em: 14 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.