AUDITORIA INTERNA COMO AUXÍLIO NA DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE ERROS E FRAUDES: UM ESTUDO REALIZADO EM EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Kalyl Magnum Gil Dantas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosilania Silva de Queiroz Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Pós-graduanda em Auditoria e Planejamento Tributário pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
  • Cássio Rodrigo da Costa Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Auditoria

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar a relevância da usualidade da auditoria interna como auxílio direto na detecção e prevenção de possíveis erros e fraudes dentro das organizações. Com o alto índice de usabilidade, a auditoria interna passou a ser um instrumento de controle, no qual os administradores estão utilizando para verificação da eficiência e eficácia das atividades operacionais da empresa. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caráter qualitativo de forma transversal. A pesquisa deu andamento por meio de uma entrevista contendo onze questões abertas direcionada aos gestores de duas empresas do setor de comercio varejista de material de construção. Com a análise dos dados, foi possível identificar que a utilização da auditoria interna fornece inúmeras qualidades ao serviço interno da empresa, pois sua utilização se tornou uma ferramenta de gestão altamente confiável no meio empresarial. Devido a isso, a auditoria interna sendo utilizada de forma adequada, fornece inúmeras melhorias internas, desenvolvimento dos índices, entrega de informações integras e tempestivas para as tomadas de decisões, além de evitar a ocorrência de erros, fraudes e falhas. Dessa forma, os objetivos traçados foram alcançados. Em relação aos resultados, pode-se afirmar que a auditoria serve de auxílio direto na detecção de erros e fraudes, pois a mesma gera auxílios internos para que possa atingir os objetivos traçados e sem contar que a sua implantação resulta na melhoria contínua dos processos produtivos, na capacidade administrativa em obter decisões mercadológicas, no controle operacional da gestão e instalação e manutenção de controles internos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalyl Magnum Gil Dantas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Rosilania Silva de Queiroz, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Pós-graduanda em Auditoria e Planejamento Tributário pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Pós-graduanda em Auditoria e Planejamento Tributário pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Cássio Rodrigo da Costa Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Especialista em Auditoria Contábil e Contabilidade Gerencial pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

DANTAS, K. M. G.; QUEIROZ, R. S. de; ALMEIDA, C. R. da C.; VALDEVINO, R. Q. S.; OLIVEIRA, A. M. de. AUDITORIA INTERNA COMO AUXÍLIO NA DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE ERROS E FRAUDES: UM ESTUDO REALIZADO EM EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 45, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/100194. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.