A IMPORTÂNCIA DO MERCADO LATINO-AMERICANO E DA COMPETIÇÃO CHINESA PARA O DESEMPENHO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE PRODUTOS MANUFATURADOS

Autores

  • Marta dos Reis Castilho Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-1483-4597
  • Kaio Glauber Vital da Costa Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Ferreira Torracca Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.68199

Palavras-chave:

Comércio internacional, Produtos manufaturados, Integração regional, Aladi, China

Resumo

As exportações brasileiras de produtos manufaturados apresentam uma especialização geográfica bem demarcada, tanto em termos de volume quanto de composição e grau de sofisticação dos produtos. Para os produtos manufaturados, a América Latina se tornou o principal mercado desde os anos 1990, além de revelar algum grau de articulação produtiva entre as economias. Porém, ao longo dos anos 2000, a parcela de mercado de manufaturados do Brasil na região vem se reduzindo devido à perda de competitividade dos produtos brasileiros associada ao acirramento da concorrência chinesa na região e à erosão das preferências comerciais do Brasil na América Latina. O presente trabalho analisa o desempenho e as perspectivas das exportações brasileiras de manufaturados segundo seus principais destinos usando indicadores de comércio (de market share e de similaridade das pautas exportadoras), que sistematizam as informações acerca da especialização da pauta exportadora brasileira e da articulação produtiva do Brasil com seus principais parceiros. Tal análise evidencia a importância do comércio regional para as exportações de manufaturados do país, apesar da redução do market share do Brasil nesses mercados. A fim de aprofundar o entendimento das causas para essa evolução recente, são examinados as perdas e ganhos das exportações de manufaturados do Brasil na Aladi em relação à China, utilizando-se uma versão modificada da metodologia de constant market share (CMS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta dos Reis Castilho, Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada

Insituto de Economia

Pesquisadora do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ). 

Área: economia internacional e industrial

Kaio Glauber Vital da Costa, Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Economia

Assistente de pesquisa do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ)

Julia Ferreira Torracca, Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia

Assistente de pesquisa do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ)

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Castilho, M. dos R., Costa, K. G. V. da, & Torracca, J. F. (2019). A IMPORTÂNCIA DO MERCADO LATINO-AMERICANO E DA COMPETIÇÃO CHINESA PARA O DESEMPENHO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE PRODUTOS MANUFATURADOS. Análise Econômica, 37(72). https://doi.org/10.22456/2176-5456.68199

Edição

Seção

Artigos