UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS MACROECONÔMICOS SOBRE O PIB DA POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2014
UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE KEYNES
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.90652Resumen
Na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936), Keynes identificou dois principais problemas de uma economia monetária de produção: a dificuldade de alcançar o pleno emprego segundo a concepção clássica de sua época e a extrema
desigualdade de distribuição da renda e da riqueza. Ao longo dos anos 1930, ele desenvolveu propostas de política econômica a serem realizadas com o apoio do Estado, a fim de gerar o pleno emprego, produzir uma melhoria nos padrões de distribuição de renda e atenuar os ciclos econômicos. À luz dessa perspectiva teórica, este artigo visa analisar os impactos macroeconômicos sobre o PIB de dois programas sociais vigentes no Brasil no período de 2004 a 2014: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família (PBF). Para tanto, utiliza-se a metodologia de séries temporais de vetor autorregressivo. A partir da análise das funções impulso-resposta, os principais resultados mostram que o PBF impacta positivamente o PIB, porém o BPC não apresenta significância estatística nas funções impulso-resposta, além de pouca relevância na decomposição da variância, apresentando, assim, resultado menos saliente que o PBF.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Análise Econômica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.