INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO E O SETOR DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO

Autores

  • Jefferson Nery do Prado Universidade Federal de Viçosa
  • Elaine Aparecida Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Silvia Harumi Toyoshima Universidade Federal de Viçosa
  • Evaldo Henrique da Silva Unviversidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.35622

Palavras-chave:

Inovação, Serviços de telecomunicações, Investimento direto

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a capacidade de inovação tecnológica das empresas nacionais e estrangeiras no setor de serviços de telecomunicações. Para a apuração dessa capacidade, esta pesquisa elabora o índice de capacidade de inovação por meio dos microdados da Pesquisa de Inovação Tecnológica. Constata-se que não há distinção entre intensidade de inovação de empresas nacionais e estrangeiras, que apresentam índices médios de 0,4265 e 0,4196, respectivamente. Desse modo, conclui-se que a atividade de geração de inovação no Brasil (considerando empresas nacionais e estrangeiras), medida pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) desenvolvidas internamente na empresa, não ocorreu nem para adaptação de inovações geradas externamente, o que é preocupante, pois atualmente são necessários gastos em P&D significativos para apenas imitar.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Prado, J. N. do, Fernandes, E. A., Toyoshima, S. H., & Silva, E. H. da. (2017). INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO E O SETOR DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO. Análise Econômica, 35(68). https://doi.org/10.22456/2176-5456.35622