A SUPERAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO E A VIA DA DEMOCRACIA DELIBERATIVA

Autores

  • Guilherme Spinato Morlin
  • Ronaldo Herrlein Júnior UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.70304

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Democracia deliberativa, Subdesenvolvimento

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da relação entre a democracia e a concepção normativa do desenvolvimento como processo endógeno. O desenvolvimento endógeno, alternativa de superação do subdesenvolvimento, é um processo intencional de transformação social identificado com os valores e a cultura da população. A deliberação emerge como forma legítima de determinação das finalidades do desenvolvimento. Neste artigo, buscou-se compreender em que medida instituições que efetuem os princípios da democracia deliberativa constituem um arranjo social possível e funcional ao desenvolvimento. A relação entre desenvolvimento endógeno e democracia deliberativa é vista sob a perspectiva teórica e também a partir dos resultados de experiências reais de procedimentos deliberativos. Esses procedimentos apresentaram resultados positivos sobre redistribuição de recursos, qualificação de políticas públicas e mudança nas relações de poder, embora sejam limitados pela escala de atuação das instituições e pela dependência de processos políticos mais intensos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Spinato Morlin

Mestrando em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Ronaldo Herrlein Júnior, UFRGS

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

Morlin, G. S., & Herrlein Júnior, R. (2017). A SUPERAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO E A VIA DA DEMOCRACIA DELIBERATIVA. Análise Econômica, 35(especial). https://doi.org/10.22456/2176-5456.70304