POLARIZAÇÃO E DESPOLARIZAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Nali de Jesus de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10357

Palavras-chave:

Polarização. Despolarização. Indústria. Brasil. Rio Grande do Sul.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo examinar a hipótese da reversão da polarização industrial no Brasil, desde o início da década de setenta. Usando o produto interno bruto industrial, gerado nas diferentes regiões do País, incluindo os principais centros urbanos, constata-se a concentração industrial em São Paulo até 1968, quando atinge o máximo, para declinar até o presente. A despolarização ocorre igualmente no RS. A perda líquida de indústrias de Porto Alegre para a Região Metropolitana e para o interior do Estado ocorre desde o início dos anos setenta. Conclui-se que a despolarização é um fenômeno natural do mercado, mas os incentivos fiscais concedidos na periferia aceleram esse processo, tornando-o precoce, como parece ser o caso do RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nali de Jesus de Souza

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-09-29

Como Citar

Souza, N. de J. de. (2009). POLARIZAÇÃO E DESPOLARIZAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL. Análise Econômica, 8(13). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10357

Edição

Seção

Artigos