SPECIALIZATION AND GROWTH SOURCES OF AGRIBUSINESS EXPORTS
AN ANALYZE OF RIO GRANDE DO SUL ACCORDING TO GLOBAL SOUTH PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.91641Palavras-chave:
agronegócio, comércio Sul-Sul, Constant Market Share, Rio Grande do SulResumo
Esse estudo busca identificar e analisar as fontes de crescimento das exportações do agronegócio do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2016, período marcado por transformações econômicas internas e externas, com destaque para a ascensão
e declínio dos preços das commodities agrícolas. Para o atendimento desse objetivo, recorre-se ao modelo matemático constant market share. Os resultados são analisados à luz de estudos teóricos e aplicados sobre os padrões de consumo alimentar no mundo e corroboram a tese de que o crescimento e a mudança da pauta de exportações do agronegócio gaúcho estão cada vez mais vinculados à demanda de países que compõem o que se convencionou chamar de Sul global. Essa característica deriva, dentre outros fatores, da mudança estrutural e, por consequência, dos padrões de consumo alimentar em curso em países de baixa e média renda, densamente povoados e em processo de urbanização, como a China, que incentivam a especialização produtiva do agronegócio gaúcho em setores nos quais a competitividade se estabelece via custos e há restrito espaço para a diferenciação de produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Análise Econômica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.