O ENSINO DE LÍNGUA LATINA NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM LETRAS

Autores

  • Leni Ribeiro Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marihá Barbosa e Castro Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.43622

Resumo

A partir de um referencial teórico sobre o ensino de latim no Brasil e das respostas a um questionário realizado com professores de língua e literatura latina atuantes em várias universidades públicas brasileiras, a pesquisa da qual este trabalho é uma primeira apresentação pretende, por um lado, estabelecer um panorama do ensino de língua latina no Brasil atualmente e, por outro, esboçar um modelo de ensino de língua latina desejado pelos mesmos profissionais, tendo como objeto não só a metodologia como também os objetivos e o conteúdo abordado. Pretende-se, com isso, observar como a universidade pública brasileira pensa atualmente a contribuição do ensino de língua, cultura e literatura latina para a formação dos licenciados em Letras modernas que não se aprofundarão na área de Estudos Clássicos, parte significativa do alunado nas salas de aula de latim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Letras e em História.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

LEITE, L. R.; BARBOSA E CASTRO, M. O ENSINO DE LÍNGUA LATINA NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM LETRAS. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 56, 2014. DOI: 10.22456/2238-8915.43622. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43622. Acesso em: 7 abr. 2025.