Análise da ocorrência de parasitos com potencial zoonótico no solo de escolas municipais infantis em dois municípios do Rio Grande do Sul

Aline Santos Padilha, Rita Leal Sperotto, Aline Henn, Amanda felipe Portella

Abstract


Introdução: A contaminação de praças ou ambientes de recreação por ovos de geohelmintos constitui um problema de saúde pública. O solo, com relação aos helmintos parasitas se comporta como um hospedeiro intermediário. Recebe fezes ou água contaminada por parasitas em estágios não infectantes, oferecendo-lhes condições para o desenvolvimento e protege os parasitas em estágios infectantes durante certo tempo para, posteriormente, transmiti-lo ao homem. O objetivo é verificar a ocorrência e a contaminação ambiental por parasitas com potencial zoonótico no solo de escolas infantis em dois municípios do Rio Grande do Sul.

Métodos: Trata-se de um estudo delineamento transversal, observacional e descritivo. A coleta foi através de amostras de areia em dez escolas de dois municípios, as coletas do material foram de cinco pontos diferentes, tanto da profundidade quanto da superfície, totalizando-se 100 amostras analisadas.  As amostras de areia foram processadas em laboratório através dos métodos de Rugai e Hoffman, Pons e Janer.

Resultados: Análise total (N = 100) dos dois municípios, totalizando 50 amostras de cada. A contaminação das areias, por ovos de Ancylostoma spp., foi de 54% (n=27) no município I, sendo encontrados 56% (n=28) na cidade II.

Conclusão: A ocorrência de ovos de Ancylostoma spp. no ambiente de recreação enfatiza a importância da adoção de medidas restritivas rígidas que impeçam a entrada de animais, como cães e gatos em locais de lazer. Além desses parasitas serem capazes de comprometer a saúde de humanos e infectar outros animais.   

 

Palavras-chave: Helmintíase; larva migrans; parasitoses; Ancylostoma spp; escola infantil

  


Keywords


Helmintíase; larva migrans; parasitoses; Ancylostoma spp; escola infantil



Copyright (c) 2019 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

 

 

Apoio Financeiro:

 


Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.