Processos de Afrobetização e Letramento de (Re)Existências na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Afrobetização, Letramentos de (Re) Existências, Educação de Jovens e AdultosResumo
O trabalho discute as temáticas de educação e processos de ensino-aprendizagem ao longo da vida, tomando como recorte as relações raciais nos contextos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, considerando o que determina a Lei 10.639/03. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem mista que associa a análise de indicadores, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, além de dados de duas experiências na EJA. Os resultados revelam que a EJA por ser constituída majoritariamente por negros e negras, pode ser entendida como uma ação afirmativa, que busca corrigir distorções e reparar injustiças históricas. Aponta como proposta pedagógica para o ensino e a aprendizagem significativa a associação entre afrobetização e letramentos de (re) existências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tânia Regina Dantas, Carla Liane Nascimento dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.