Políticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência Estudantil

Autores

Palavras-chave:

Permanência Estudantil, Marcadores Sociais da Diferença, Categorias em Articulação, Políticas de Reconhecimento, Políticas de Redistribuição.

Resumo

O objetivo do texto é analisar a articulação de desigualdades decorrentes da entrada de novos sujeitos na universidade, a exemplo de classe, raça, gênero, sexualidade e deficiência. Para tal, o texto está dividido em três partes: 1) concepção de permanência estudantil como uma das dimensões de acesso, e, portanto, uma política afirmativa decorrente das políticas de acesso; 2) discussão dos conceitos correlatos de marcadores da diferença e categorias em articulação, e sua utilidade para pensar na permanência estudantil; 3) a defesa da necessidade de articular políticas de redistribuição e reconhecimento (a partir da contribuição de Nancy Fraser) na permanência estudantil.

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Biografia do Autor

Maíra Tavares Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA

Maíra Tavares Mendes é professora do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESC, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do GEPPES/MB.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Mendes, M. T. (2021). Políticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência Estudantil. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96281

Edição

Seção

Artigos