Financiamento da Educação Brasileira: Do subsídio literário ao FUNDEB

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas, Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Palavras-chave:

Financiamento da Educação no Brasil, Financiamento da Educação no Brasil e legislação.

Resumo

Este artigo busca trazer a evolução do financiamento da educação brasileira, em especial a educação básica. A ida à legislação foi o recurso metodológico para assinalar como o ordenamento jurídico incorporou este financiamento. O estudo procura evidenciar também os avanços e recuos, em especial no caso da vinculação constitucional de um porcentual de impostos para a manutenção e desenvolvimento da educação. Esta vinculação, iniciada com a Constituição de 1934, alcança seu auge na emenda constitucional 59 de 2009 e da qual resultou o Plano Nacional de Educação na lei n. 13.005/2014. Um dos pontos mais visiveis desta evolução mostra que nos regimes autoritários ou ditatoriais suprimiu-se esta vinculação, já nos regimes democráticos ela permanece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas, Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Carlos Roberto Jamil Cury possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fez seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), na Université de Paris e na École des Hauts Études en Sciences Sociales, França. É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Pesquisador 1A do CNPq e professor há 52 anos.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Cury, C. R. J. (2018). Financiamento da Educação Brasileira: Do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84862

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.