Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Paula Ramos Pimenta

Resumo


O artigo analisa as prerrogativas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para a inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Problematiza as implicações, para a educação, de se concebê-los como pessoas com deficiência, o que acarretaria um risco de o educador desconsiderar o funcionamento psíquico particular desses alunos, demonstrado pelas teorias psicológicas analisadas - Teoria da Mente e Psicanálise. Empenha-se em fazer com que os achados de tais teorias contribuam para a reflexão do professor com seus alunos, em especial aquele de atendimento educacional especializado (AEE), tanto nas estratégias comportamentais, quanto na preparação do material pedagógico que leve em conta suas características psíquicas conhecidas.

Palavras-chave


TEA; Educação Especial; Educação Inclusiva; Teoria da Mente; Psicanálise



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Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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