Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

Palavras-chave:

TEA, Educação Especial, Educação Inclusiva, Teoria da Mente, Psicanálise

Resumo

O artigo analisa as prerrogativas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para a inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Problematiza as implicações, para a educação, de se concebê-los como pessoas com deficiência, o que acarretaria um risco de o educador desconsiderar o funcionamento psíquico particular desses alunos, demonstrado pelas teorias psicológicas analisadas - Teoria da Mente e Psicanálise. Empenha-se em fazer com que os achados de tais teorias contribuam para a reflexão do professor com seus alunos, em especial aquele de atendimento educacional especializado (AEE), tanto nas estratégias comportamentais, quanto na preparação do material pedagógico que leve em conta suas características psíquicas conhecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ramos Pimenta, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Belo Horizonte/MG

Paula Ramos Pimenta é psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutora em Psicologia pela mesma universidade, com pesquisa voltada para o tema do autismo. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Pimenta, P. R. (2019). Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84859

Edição

Seção

Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática