Notas à Recepção do Pensamento de Álvaro Vieira Pinto: o caso Vaz e a educação em Consciência e Realidade Nacional

Autores

Palavras-chave:

Álvaro Vieira Pinto, Consciência e Realidade Nacional, Lima Vaz, Filosofia Brasileira, Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a apreciação realizada por padre Vaz do livro de Álvaro Vieira Pinto, Consciência e Realidade Nacional, enfocando a imputação da presença de totalitarismo na obra, bem como apresentar as reflexões sobre educação nesta contidas. Uma das críticas realizada por padre Vaz é que a obra não restitui nenhum traço social, histórico, cultural ou político ligado ao Brasil, a outra acusa a possibilidade de um totalitarismo implícito na obra de Vieira Pinto. Entretanto, ambas as críticas não condizem com o pensamento exposto na obra. A apreciação de Vaz tornou-se uma referência, que influenciou a recepção da obra de Vieira Pinto por um viés reducionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Augusto da Costa, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberlândia/MG

Breno Augusto da Costa é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberlândia/MG

Adriano Eurípedes Medeiros Martins é pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Costa, B. A. da, & Martins, A. E. M. (2019). Notas à Recepção do Pensamento de Álvaro Vieira Pinto: o caso Vaz e a educação em Consciência e Realidade Nacional. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/83042

Edição

Seção

Artigos