Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes

Andréa Costa da Silva, Vera Helena Ferraz de Siqueira, Nilma Gonçalves Lacerda

Resumo


RESUMO - Literatura e Sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes.  Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.

Palavras-chave


Literatura para jovens. Educação. Sexualidade. Gravidez na adolescência.

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