Modernidades Moçambicanas e Educação: da crise de referências ao vazio de sentido

Autores

  • Antonio Cipriano Parafino Gonçalves Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Maputo - Moçambique

Palavras-chave:

Moçambique, Modernidade, Expressões Culturais do Ethos, Crise Ética

Resumo

O trabalho, síntese tese de Doutorado, versa sobre a educação e a crise ética em Moçambique, a partir do eixo temático sobre a Ética no Ensino da Filosofia do país. Argumenta-se que, no país vive-se um vazio de sentido, decorrente da crise de referências éticas, consequência das duas modernidades implementadas: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal. Em termos metodológicos, faz-se uma revisão bibliográfica e uma análise histórico-documental sobre o projeto de modernidade socialista e capitalista, apresentando também como a educação foi a mediação para a viabilização, principalmente, do projeto de modernidade socialista. Por fim, apresentam-se alguns indicadores da crise ética no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cipriano Parafino Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Maputo - Moçambique

António Cipriano Parafino Gonçalves é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Foi vice-reitor acadêmico da Universidade São Tomás de Moçambique e, atualmente, é professor e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. 

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Gonçalves, A. C. P. (2018). Modernidades Moçambicanas e Educação: da crise de referências ao vazio de sentido. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76545

Edição

Seção

Artigos